António Fernandes, está a ser lesado por causa da delimitação geográfica das freguesias de Samil e da Sé, Bragança. Isto porque a residência está registada na freguesia de Samil, mas no serviço das finanças pertence à freguesia da Sé.
Até à data de hoje, António Fernandes tinha que comunicar às finanças a composição do seu agregado familiar e foi quando percebeu que o prédio onde habita está registado na freguesia de Samil mas a sua residência faz parte da delimitação geográfica da Sé. António Fernandes já fez de tudo para resolver o problema, como conta: “fiz um requerimento à Câmara e à junta de Sé, Santa Maria e Meixedo e na câmara obtive uma certidão toponímia, onde consta que a residência é Sé , Santa Maria e Meixedo, mas em termos de finanças faço parte da freguesia de Samil. Reportei o problemas às finanças e não conseguem resolve-lo. O que me foi indicado é que terei de fazer o meu IRS e depois posteriormente à liquidação terei de fazer um requerimento para explicar a situação para fazer os ajustes das deduções que tenho direito”, descreveu António Fernandes.
No entanto, este cidadão está a ser lesado com esta questão. A delimitação destas duas freguesias é um problema antigo. Há 16 anos que o processo está em Tribunal. Telmo Malhão, presidente da Junta de Freguesia de Samil garante que tem todo o interesse em resolver o problema: “há aqui uma ambiguidade e é este o grande cerne da questão e que nós junta de freguesia de Samil, estamos interessados em resolver o quanto antes sob pena de continuarmos a prejudicar os habitantes de vários bairros, como o Vale de Chorido. O erro da delimitação da freguesia que já aconteceu há imenso anos. Temos que resolver este problema que é para as pessoas não se sentirem prejudicadas”, contou Telmo Malhão.
Apesar de não ser possível até ao momento haver um entendimento, como referiu Telmo Afonso, presidente da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo: “a questão é que há terrenos que estão no artigo matricial no lado da freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo registados como sendo de Samil. Este é um processo que é difícil e vai ser difícil de existir entendimento. Já tentamos, mas não conseguimos. Possivelmente, terá de ser o tribunal a resolver”, disse Telmo Afonso.
Ambos os presidentes de junta pretendem que o problema seja resolvido e que não a população não tenha constrangimentos.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário