(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")
Porque te ris, Serafim Calado… estás tão bonito!… fica-te tão bem a gravata… eu sei, foi só para o retrato… o Victor era bom fotógrafo… Tu gostavas mais do colete… e do lenço tabaqueiro atado ao pescoço para venceres as ladeiras desse mundo de Cristo… montado no teu macho … à cata do negócio… O nosso macho tinha uma estrela branca na cabeça. Lembras-te?!
- Eugénia porque te apaixonaste tanto pelo teu Serafim?! Porque estás tão feliz junto do teu homem?! Qual é o segredo! O teu sorriso é de mãe… és tão bonita!
Encontraram-se por acaso em casa do tio Aníbal de Rabal…
- Eugénia, queres casar, com este rapaz! Disse o tio Aníbal, naquele seu sorriso onde cabiam todas as ironias.
- O teu rosto ficou maçã vermelha… em pleno estio!
Não disseste nada… embaraçada… só os teus olhos de judia se espelharam nas longas pradarias da Judeia… e estavas tão feliz… e só o teu coração dizia: - és tão bonito!
… depois casaram… criaram filhos… governaram a vida… inventaram o amor durante mais de sessenta anos.
Depois a Eugénia, uma tarde… às três horas da tarde, foi descansar para o infinito… tu ias sempre à frente do teu homem preparar as coisas… amaciar-lhe os caminhos…
… Serafim, ficaste sem chão, sem os olhos da tua mulher judia que te levava sempre à água mais fresca do poço de Jacób.
…regressavas do negócio. Sentavas-te ao lume… fechavas os olhos… o cigarro pendia-te dos lábios: -Eugénia dá-me lume!… e a tua mulher, pacientemente, tirava com as tenazes, uma brasa da lareira e acendia-te o cigarro… fumavas… e o céu tão perto!
… no dia dos meus anos… era abril… foste para junto da tua mulher que já te tardava…
… e nós ficamos só… seis irmãos… lágrimas tantas!
… e ficamos! Á espera… do reencontro… para além da serra… da Nossa Senhora da Serra… onde habitam os sonhos e as memórias…
… És tão bonita Eugénia… és tão bonito Serafim!
… e fiquem!
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.
Sem comentários:
Enviar um comentário