Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Os conteúdos literários dos jornais de Bragança no século XIX

O último elemento constitutivo da estrutura editorial dos jornais de Bragança no século XIX diz respeito ao seu conteúdo literário, tendo em conta que, nessa época, compreende-se que os textos de cariz literário tivessem uma expressão e um espaço superior ao que lhes é concedido pelos jornais de hoje. 
Os “folhetins” e os “contos” faziam as vezes das telenovelas dos nossos dias. Para lá desses dois géneros literários, a “poesia”, embora literariamente pouco elaborada, era também muito acarinhada, sendo raros os jornais e as edições que não publicassem qualquer poema.
Primeira página da Gazeta de Bragança, edição de 7.1.1900

Analisando os temas abordados pela poesia, constatamos que os mais comuns são de natureza sarcástica, de teor social ou político, e os de cariz romântico. Apresentamos apenas dois exemplos, de O Distrito de Bragança e de O Norte Trasmontano.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário