Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
Os conteúdos literários dos jornais de Bragança no século XIX
O último elemento constitutivo da estrutura editorial dos jornais de Bragança no século XIX diz respeito ao seu conteúdo literário, tendo em conta que, nessa época, compreende-se que os textos de cariz literário tivessem uma expressão e um espaço superior ao que lhes é concedido pelos jornais de hoje.
Os “folhetins” e os “contos” faziam as vezes das telenovelas dos nossos dias. Para lá desses dois géneros literários, a “poesia”, embora literariamente pouco elaborada, era também muito acarinhada, sendo raros os jornais e as edições que não publicassem qualquer poema.
|
Primeira página da Gazeta de Bragança, edição de 7.1.1900 |
Analisando os temas abordados pela poesia, constatamos que os mais comuns são de natureza sarcástica, de teor social ou político, e os de cariz romântico. Apresentamos apenas dois exemplos, de O Distrito de Bragança e de O Norte Trasmontano.
Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário