Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Macedo de Cavaleiros vai mesmo ter um Parque Urbano

Depois de ter sido submetido e rejeitado em 2017 pela CCDR Norte, o projeto voltou a ser recandidatado e viu luz verde.
Trata-se de uma zona verde que se vai estender desde a Avenida Urze Pires até aos Paços do Concelho e que vai dar outra imagem à cidade, como explica Benjamim Rodrigues, autarca macedense:

“Será uma zona verde com um leito de água, muitas árvores, muito espaço arborizado com passeios para pedestrianismo, jogging, fitness, enfim, um série de possibilidades que darão outro aspecto à parte histórica da cidade mas também vão permitir que as pessoas desfrutem de um espaço verde, amplo, airoso, saudável para lazer, saúde e desporto.”

Um investimento que ronda os 2 milhões de euros, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), mas que poderá ser superior devido à aquisição dos terrenos que, por imposição da candidatura, têm de pertencer ao município.
Neste momento, estão a ser feitas negociações com os cerca de 14 proprietários, mas se não for possível chegar a acordo, os terrenos terão de ser expropriados, admite Benjamim Rodrigues:

“Nós estamos a tentar negociar os terrenos com os proprietários de forma a que não haja prejuízo maior, sem onerar o município.

Houve já duas tentativas de negociação mas as pessoas valorizam muito os terrenos e os valores não coincidem com as avaliações que foram feitas pelo tribunal. Obviamente que se não chegarmos a acordo, e posso já avançar que dificilmente chegaremos, vamos ter de exercer o poder de expropriação e avançar a favor do interesse público.

Temos de tomar um decisão até ao fim deste mês.”

Recordamos que o primeiro projeto deste parque tinha sido candidatado pelo anterior executivo, mas acabou por ser rejeitado devido à fundamentação que não era correspondente com o projeto.

A obra tem previsão para começar dentro de oito meses.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário