Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

O comboio da linha ferroviária do Tua pode chegar este verão

Se não houver contratempos, em Agosto deste ano o comboio voltará a apitar ao longo dos 33 quilómetros que restam da linha ferroviária do Tua, entre as estações de Brunheda, concelho de Carrazeda de Ansiães e Mirandela.
Os contratos das obras que faltam fazer na via para pôr o comboio a andar foram assinados esta sexta-feira, em Vila Flor, numa cerimónia presidida pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques: “hoje foi o dia que se assinou o contrato de empreitada. Ficaram desbloqueadas todas as matérias de autorizações de obra e da contratação de mecanismos de várias obras. E também foi assinado o contrato de empreitada, entre a concessionária e o empreiteiro. E tudo indica, aliás, o concessionário acabou de dizer que quer que no verão o sistema esteja já a funcionar. E estão no fundo, estas duas entidades a trabalhar, para que seja uma realidade, foi isso que se comprometeram mutuamente”.

O Tua Express e o barco rabelo são os dois elementos principais do Plano de Mobilidade do Vale do Tua, que já era para ter arrancado no verão de 2017, mas que por burocracias diversas e défice de segurança na linha não levantou âncora. Mário Ferreira, da empresa Mystic Tua que vai operacionalizar a mobilidade turística e quotidiana no vale do Tua, que abrange ainda os concelhos de Alijó e Murça, espera poder iniciar as viagens turísticas no próximo mês de agosto:

“As obras começaram hoje e o nosso objectivo é que em Agosto, possamos iniciar as viagens regulares. Esse é o grande objectivo. Acredito que se não aparecerem nenhum tipo de surpresas em termos de taludes e da rede que vai ser colocada e grampeada para os monopolizar, não haverá surpresas de maior. Os trabalhos de geotecnia e de levantamento das necessidades foram feitos pelos melhores engenheiros do país”, disse Mário Ferreira.

 O contrato de concessão prevê que a empresa Mystic Tua de Mário Ferreira fique também responsável pela manutenção da ferrovia, entre Brunheda e Mirandela: 

“Nós somos responsáveis pela manutenção geral daquilo que vamos herdar, não pela manutenção de pontes, taludes porque vai ser assegurada pela IP. Tudo o que esteja relacionado com obras de arte, e com situações mais complicadas tem de continuar na abrangência da IP, porque eles é que percebem dessa área. Vamos ficar também com os trabalhadores que estavam no Metro de Mirandela, que passarão para nós. E ficamos com as automotoras que passaram para nós que já estão a sofrer uma reconversão total. Por isso, isto vai ter uma nova vida”, acrescentou o empresário.

 A partir de agosto reiniciam-se as viagens de comboio no vale do Tua, entre a Brunheda, em Carrazeda de Ansiães, e Mirandela. Da Brunheda até ao cais junto ao paredão da barragem do Tua, no concelho de Alijó, as viagens vão ser feitas em barco rabelo e dali até à estação de Foz-Tua, na linha do Douro, serão feitas em autocarro.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário