A “amêndoa coberta de Moncorvo” venceu a final distrital de Bragança das 7 maravilhas doces de Portugal.
Um produto feito há mais de 100 anos, e que é o ex-libris da vila de Torre de Moncorvo. Dina Morais, que candidatou o doce ao concurso, já faz amêndoa coberta há 20 anos e diz ser um produto natural sem conservantes. “A única coisa que tem é a amêndoa, e depois a calda do açúcar em ponto pérola, que é feita com água e açúcar e ferver e depois é o trabalho e o bem saber das cobrideiras da amêndoa. É transformada em 8 dias, 8 horas por dia”, refere.
Dina Morais aprendeu o trabalho da amêndoa durante três anos com as cobrideiras experientes do concelho. Com a participação no concurso das 7 maravilhas doces de Portugal, acredita que “amêndoa coberta de Moncorvo” será um doce mais valorizado. “Isto é importante, porque há coisa de uns anos tinha perdido o encanto e agora voltou. Ainda há uns meses foi feito um curso de formação e saíram de lá algumas cobrideiras de amêndoa. É importante para não se deixar morrer”, acrescenta.
O doce de Torre de Moncorvo é um dos pré-finalistas do concurso 7 maravilhas doces de Portugal e representa o distrito de Bragança. A data da final ainda não é conhecida.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário