Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

INOCÊNCIA COM 105 ANOS DE IDADE

Olá, como estão os leitores da página do Tio João?

No dia 23 entrou o Outono e o Verão despediu-se em lágrimas, pois no sábado tivemos uma chuva bem caidinha.

A partir de agora e até à entrada do Inverno (dia 22 de Dezembro), os dias serão cada vez mais pequenos. Por isso é que o povo diz que “no Outono, o sol tem sono”.

Já começaram as vindimas nas nossas terras. O primeiro a vindimar na aldeia de Paredes (Bragança) foi o tio Estevinho, no dia 15.

O tio Alcino Silva, de Vinhais, continua a bater na tecla de que as pessoas devem deixar “amadurar” mais as uvas, porque se não o vinho ‘vira’ para vinagre. Todos os nossos tios que ainda não fizeram a vindima, já têm o dia marcado, por causa das ‘torna jeiras’.

Nos últimos programas da rádio os nossos tios e tias têm chorado a morte de Roberto Leal, prestando-lhe homenagem, cantando e tocando muitas músicas do cantor, natural de Vale da Porca (Macedo de Cavaleiros). São muitas as pessoas que guardam momentos de saudade com este artista. Também eu tive a oportunidade de o apresentar na festa de Santo António, em Coelhoso (Bragança), em 1993. A nossa tia Augusta, de Genísio (Miranda do Douro), contou-nos que há 12 anos participou, com o Rancho Folclórico da cidade, num espectáculo do Roberto Leal, do que resultou que posteriormente ele os convidasse para o programa Praça da Alegria, da RTP, momento que recorda com muita saudade. Também a nossa ministra dos aniversários, a tia Silvina e a sua filha Milú, fãs incondicionais de Roberto Leal, estiveram no mesmo programa da RTP, a convite do artista transmontano.

Tivemos mais uma viagem de fim-de-semana da Família do Tio João. Nos dias 21 e 22 fomos aos Picos da Europa (Espanha), com um grupo de cerca de meia centena de amigos. No sábado visitámos Riaño, o desfiladeiro de Los Beios, Cangas de Onis, onde ficámos hospedados e o santuário de Covadonga. No Domingo fomos à Arena de Cabrales e provámos o delicioso queijo azul, seguindo para Potes (a capital dos Picos), onde visitámos o Mosteiro de Santo Toríbio, que guarda um pedaço da cruz de Cristo.

Nestes últimos dias estiveram de parabéns Inocência da Conceição (105) e Domicília (90), ambas de Rio Frio (Bragança); Leonel Farruquinho (43), de Coelhoso (Bragança); Domingos Ferreira (72) e os seus filhos gémeos, Mónica e Miguel (38), de Genísio (Miranda do Douro); Duarte Afonso (78), de Valverde (Bragança); Armindo dos Santos (84), de S. Jumil (Vinhais) e Arminda de Jesus (76), de Zava (Mogadouro). Que o ministro dos parabéns lhos volte a cantar.

Agora vamos conhecer melhor um pedacinho da longa vida da tia Inocência, de Rio Frio, que completou 105 anos.

A tia Inocência da Conceição Morais, nasceu a 16 de Setembro de 1914, na aldeia de Rio Frio, concelho de Bragança, onde sempre viveu. Casou há 85 anos e enviuvou há 29. Teve sete filhos, dos quais quatro estão vivos. Toda a sua vida trabalhou na agricultura para criar os filhos. Com a ajuda de uma burrinha que tinha, ia de casa em casa recolher o grão que levava ao moinho, fazendo o caminho inverso com sacos de farinha, ficando com a sua maquia.

Algumas pessoas da aldeia ainda guardam a lembrança de verem a tia Inocência, sentada na burrinha, a fazer na meia, pois tinha por hábito aproveitar bem o tempo.

Pode-se dizer que a tia Inocência tem uma saúde de ferro, como o comprovam os últimos exames médicos que fez. O ponto mais fraco é a audição e a visão.

Há muitos anos que vive com o seu filho, Urbano Sortes, no primeiro andar de uma casa, subindo e descendo várias vezes por dia as escadas, sem precisar de ajuda. Ainda come de tudo e diz que nunca se lembra de ter bebido “uma gota de álcool”.

O segredo da sua longevidade é hereditário, pois a sua mãe faleceu com 104 anos de idade e ela tem irmãs com mais de 90 anos.

Como há mais de 20 anos que assinalamos o seu aniversário no programa de rádio, desta vez resolvi ir a Rio Frio conhecer pessoalmente a tia Inocência, onde além dela também convivemos com o tio Urbano Sortes, o tio Manuel Sortes e o tio António Sortes, os três seus filhos. Além destes, também estivemos com o tio António Garcia, o nosso fadista de Rio Frio. Um bem haja também à tia Antónia Pastora, pois foi ela a ‘culpada’ por esta visita, tratando de tudo.

Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário