Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Agrupamentos de Macedo, Mogadouro e Vinhais ainda sem terapeutas para alunos com necessidades especiais

 Cerca de 20 alunos com necessidades especiais, dos agrupamentos de Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vinhais, estão sem terapeutas da fala, ocupacionais e de fisioterapia desde o início do ano lectivo.
Devido às poucas horas lectivas, os profissionais podiam trabalhar em mais que um agrupamento, mas agora terão que ficar vinculados a um só. Isto significa que as escolas são obrigadas a abrir novos concursos que muitas vezes ficam desertos. Isabel Lopes, deputada do PSD eleita por Bragança, quer saber que motivos justificam a ausência destes técnicos multidisciplinares.

“Estabeleceu-se que os profissionais que estavam em situação precária passariam a estar afectados a uma escola. Alguém que faria, por exemplo, a escola Abade de Baçal em Bragança, deslocava-se também à escola de Vinhais para completar o horário. Neste momento, como está efectivo nessa escola deixou de prestar esse serviço”, esclareceu.

Isabel Lopes já questionou o Ministro da Educação sobre este problema e quer saber quais são as soluções que vão ser apresentadas. Uma situação que a deputada considera muito grave.

“É muito grave termos duas dezenas de alunos com esta carência, que precisam destes terapeutas para a sua evolução, se queremos ter um ensino inclusivo como tanto se fala”, destacou.

Os directores dos agrupamentos de escolas de Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vinhais não quiseram prestar declarações gravadas mas confirmam que há realmente falta de terapeutas. Ao que apurámos no agrupamento de Mogadouro já foram abertos dois concursos, mas sem sucesso. O director vai enviar um ofício à tutela a explicar a situação. Já em Vinhais aguarda-se autorização para que possa ser aberto um concurso. Até que seja colocado um terapeuta decorrerão cerca de 15 dias. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário