Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Mogadouro perdeu 1265 habitantes numa década

 O concelho passou de 9657 residentes em 2010 para 8392 em 2019
O presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, diz que o envelhecimento da população e o número de óbitos leva a um saldo natural negativo, o que ajuda a explicar esta perda populacional, mas não é o único factor. "É importante perceber a quantidade de óbitos que vai anualmente acontecendo no nosso concelho. A população continua a ser muito idosa e, por isso, estes dados devem-se aos óbitos que vão ocorrendo. Infelizmente, os nosso jovens, que tiram os seus cursos, não têm possibilidade de emprego no concelho e têm que o procurar fora. Não há resposta. Não há indústria".

O autarca considera que para tentar estancar esta perda de população a solução passa por criar apoios às instalações de empresas e de emprego. "O Governo tem que olhar para os nossos territórios de outra forma. Já o disse mais que uma vez. O próprio município tem um pequeno apoio de incentivo à criação de emprego mas isso não chega. Não pode ser só o município a criar emprego. Tem que haver vários incentivos e criar condições para que as empresas venham para o nosso território".

Apesar dos indicadores mais negativos, no concelho foram criadas 938 empresas, entre 2010 e 2018, sendo agora 1875 que empregam 2557 pessoas. "Têm vindo a instalar-se algumas empresas de pessoas que são da nossa terra. São pessoas que têm vontade que o concelho vá para a frente. A resiliência dos nossos mogadourenses leva a que se vá construindo o desenvolvimento e vamos crescendo devagarinho".

Os números são avançados pela Pordata, por ocasião do feriado municipal de Mogadouro, que se assinala hoje.

Os Gorazes foram cancelados, ainda assim está hoje a acontecer a feira anual. "Vamos aproveitar para ter o comércio ao longo do dia. O evento marcava a época de colheitas mas vamos ter a feira marcando o feriado municipal".

A feira dos Gorazes assinalada hoje e amanhã, mas este ano de forma bastante diferente do habitual.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário