Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Os divertidos caretos, uma bonita praia fluvial, um Geopark e mais para explorar em Macedo de Cavaleiros

 Bem no norte de Portugal, no distrito de Bragança, encontramos a bonita cidade de Macedo de Cavaleiros. Com apenas 16 mil habitantes, distingue-se pelas tradições ancestrais que vêm dos tempos pagãos, de que os caretos são o melhor exemplo. Macedo de Cavaleiros é ainda conhecida pelo seu enorme Geopark e por ter uma das praias fluviais mais bonitas do interior do país. Não perca ainda a fantástica gastronomia local e uma sugestão de alojamento.


A Casa do Careto e o Geopark Terras de Cavaleiros

Possivelmente já ouviu falar dos caretos, divertidas personagens que saem às ruas de Macedo de Cavaleiros no Carnaval com estranhas máscaras e indumentária. No entanto, não precisa de ir à cidade no Carnaval para saber mais sobre a tradição. Basta visitar a Casa do Careto, na freguesia de Podence. Ali estão expostos os fatos, chocalhos e máscaras destas figuras enigmáticas. E, claro, pode conhecer em detalhe toda a história por trás destas personagens.
Não deixe também de visitar o Geopark Terras de Cavaleiros, um território reconhecido pelas redes de geoparques da UNESCO. Aqui vai poder realizar caminhadas no meio da natureza, tendo contacto com a variada fauna e flora locais. Entre outros percursos, destaca-se o da Estação da Biodiversidade de Santa Combinha, em que ao longo de 2,6 quilómetros vai poder observar painéis informativos que o vão ajudar a identificar algumas espécies mais comuns na área. Se preferir, também pode fazer de bicicleta os vários percursos deste Geopark.

Uma magnífica praia fluvial
Macedo de Cavaleiros pode não ter mar nas redondezas, mas não é por isso que o impedirá de ir a banhos. E num sítio paradisíaco. Estamos a referir-nos à Albufeira do Azibo, nas margens do rio Azibo. Esta praia fluvial encontra-se num magnífico cenário natural, com muita vegetação. A praia é vigiada e para os mais pequenos existe um parque infantil e uma pequena piscina. Destaca-se ainda uma plataforma para mergulhos, um amplo espaço para merendas e um grande relvado, onde é possível por exemplo jogar futebol e raquetas.


Um restaurante e um alojamento

Se só tiver a possibilidade de escolher um restaurante para degustar da fantástica comida local, sugerimos o Cantinho do Romeu. Fica a 20 quilómetros de Macedo de Cavaleiros, na localidade de Romeu, mas acredite que vale a pena fazer o curto desvio. Aqui vai poder provar iguarias como posta mirandesa, alheira de carne, cordeiro na brasa e bacalhau na brasa.
Como alojamento, sugerimos o Hotel Muchacho, no centro de Macedo de Cavaleiros. Trata-se de um hotel-design onde pode descansar com todo o conforto. Possui também um bom restaurante. O preço por noite começa nos 35 euros.

Artigo de André Cruz Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário