Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Igreja de Moncorvo vai sofrer obras de restauro no valor de 200 mil euros

 A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) anunciou hoje que vai dar início a obras  de conservação e restauro da Igreja Matriz de Moncorvo, no distrito de Bragança, com um investimento total superior a 200 Mil euros.


Numa nota envida à agência Lusa, a DRCN adianta que “esta intervenção, na Igreja Matiz de Torre de Moncorvo, assenta em critérios de rigor histórico, científico e técnico, valoriza-se a vertente conservativa, melhorando-se, sempre que possível e necessário, a leitura do conjunto”.

“A operação prevê efetuar uma intervenção de reabilitação, restauro e consolidação do edificado, realizar os trabalhos de conservação e restauro do espólio artístico integrado, melhorar as condições de acessibilidade e visita”, explica a DRCN, no mesmo documento

De acordo com aquele organismo, são várias as atividades a desenvolver na área da reabilitação e restauro da Igreja, abarcando essencialmente a capela-mor e os absidíolos, mas também o espaço do alpendre sul e as portas.

Será ainda efetuado o mapeamento das deteriorações da pedra existentes nos três portais do edifício, com o objetivo de preparar uma futura intervenção de conservação e restauro.

O imóvel apresenta, na capela-mor, uma pintura integral, sobre granito na abóbada de berço, cornija, arco cruzeiro e enxalços dos vãos, e sobre reboco nas paredes. As cenas representadas exibem um enquadramento arquitetónico e decoração de motivação rocaille, são da autoria de Francisco Bernardo Alves, de Bragança, e datam de 1779. 

O teto, em abóbada, é constituído por 24 caixotões que ostentam iconografia alusiva à vida e Paixão de Cristo e à simbologia Mariana.

"O conjunto pictórico denota o resultado do mau estado de conservação do edifício, particularmente as pinturas sobre reboco dos alçados da capela-mor, degradação que resultou sobretudo de infiltrações de águas pluviais. As últimas intervenções realizadas no edifício pela Direção Regional de Cultura do Norte, atuaram sobre as referidas causas de degradação", indica.

Foto: AP

Sem comentários:

Enviar um comentário