segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Dois projectos de regadio no concelho de Vinhais vão ser reabilitados e alargados

 Dois projectos para reabilitação e modernização de regadio colectivo tradicional no concelho de Vinhais foram aprovados pelo ministério da Agricultura


São mais de 220 mil euros de investimento, comparticipados a 100%.

Uma das intervenções é promovida pela Junta de Agricultores de Vila Verde. Além da reabilitação, o sistema de regadio será alargado, para beneficiar quase 37 hectares e 38 beneficiários.

“É um sistema de regadio que estava implementado e que vai ser melhorado e prolongado. Há terrenos que não tendo água não se consegue tirar produção de lá. É muito importante que o projecto seja executado, porque está provado que futuramente não havendo água, a agricultura não desenvolve”, explicou Armindo Teixeira, da junta de Agricultores.

Prevê-se que o investimento de 129 mil euros, permita uma poupança de água de cerca de 50%. A intervenção deverá estar concluída dentro de um ano a um ano e meio.

O outro projecto é na localidade de Santa Cruz e é promovido pela Junta de Agricultores local. Helena Morais explica que os mais de 93 mil euros vão permitir melhorar o sistema de regadio tradicional que tem mais de 50 anos e abranger mais agricultores.

“É uma aldeia que vive da agricultura, tem bastante animais, e logo necessita de água para a exploração. Este como era um projecto bastante aliciante e valores até bastante consideráveis, aproveitámos para requalificar o existente e alargar”, referiu.

As obras também deverão arrancar nos próximos meses, depois do concurso público. A representante da Junta de Agricultores sublinha que num ano de seca como este é ainda mais notória a importância deste investimento.

No caso do Regadio de Santa Cruz são abrangidos 39 agricultores e uma área de 24 hectares.

Estes projectos de melhorias de regadio tradicional em Vinhais, foram dois dos quatro aprovados este mês pelo ministério da Agricultura, num investimento total de 458 mil euros a fundo perdido, no âmbito do PDR 2020.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário