Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé já acolheram refugiados da Ucrânia

 Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé já receberam os primeiros refugiados da Ucrânia


No caso da família que chegou a Macedo de Cavaleiros, está a ser acolhida por conterrâneos amigos que já moravam na cidade.

“Sabemos que chegou uma família no passado fim-de-semana. Um senhor já tinha estado cá no passado e foram acolhidos por amigos que vivem em Macedo”, disse a vereadora da Área Social do Município de Macedo, Sónia Salomé.

A comunidade ucraniana radicada no concelho de Macedo já foi, em outros tempos, maior. Atualmente são cerca de quatro famílias e estão a trabalhar com as entidades locais no sentido de agilizar a ajuda e comunicação entre os dois países.

No concelho de Macedo já estão sinalizadas 50 camas para receber refugiados da Ucrânia mas a vereadora lembra que existe uma plataforma da Segurança Social para quem quiser colaborar, abrindo as portas de suas casas.

Também em Alfândega da Fé chegaram esta semana os primeiros refugiados da Ucrânia. São quatro pessoas e foram alojadas pelo município.

“São duas adultas, um jovem de 16 anos e uma menina de nove, que chegaram aqui porque o único cidadão ucraniano que temos no nosso concelho acabou por abrir portas para que eles viessem até cá. O município alojou-os numa residencial local e tem estado a providenciar alimentação. Já conseguimos também encontrar um apartamento para que se comecem a instalar e a terem a sua privacidade. São pessoas que têm muitas qualificações, que tinham vidas muito estáveis na Ucrânia e temos de saber abraçar, integrar e ajudar no que pudermos”, contou a vice-presidente da autarquia, Maria Manuel Silva.

A vice-presidente deixa saber ainda que estão a fazer um levantamento das condições existentes para poder receber mais migrantes.

Os primeiros refugiados da Ucrânia a chegar aos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário