Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de abril de 2022

MIRANDA DO DOURO ACOLHE VI JORNADAS TÉCNICAS DO CASTANHEIRO

 Tal como nos anos anteriores, vão decorrer, no dia 2 de abril, as VI Jornadas Técnicas do Castanheiro, pelas 14h30, na sede Florest Água – Edifício Leader – em São Martinho de Angueira no concelho de Miranda do Douro.


O objetivo é esclarecer e aconselhar os produtores sobre várias problemáticas associadas com a cultura do castanheiro.

O programa vai promover três debates ligados ao futuro sustentado do castanheiro, nomeadamente, a reação do solo e a resposta do castanheiro à aplicação de fertilizantes, a evolução da vespa-das-galhas-do-castanheiro e uma análise ao “cancro do castanheiro uma doença endémica em Portugal”.

Segundo a autarquia a instalação de soutos no concelho, direcionada para produção de castanha, tem vindo a aumentar, em especial nas freguesias a Norte, devido, essencialmente, aos apoios financeiros, dos programas comunitários e a uma dinâmica de crescimento e de vontade de investimento na área da castanha, despertando maior atenção para este setor.

Neste sentido, “é de extrema importância cuidar do castanheiro de forma sustentada, com a aplicação de novas práticas que contornem os problemas fitossanitários e os derivados das alterações climáticas, de forma a assegurar um bom estado sanitário das plantas e, consequentemente, um aumento de produtividade e rendimento”, esclarece.

Esta é uma iniciativa do Município de Miranda do Douro em colaboração com o Instituto do Politécnico de Bragança, o CNCFS – Centro de Nacional de Competências dos Frutos Secos e a Junta de Freguesia de São Martinho de Angueira.

Jornalista: Sara Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário