Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Festival Simbiose vai levar espectáculos de homenagem a elementos culturais da região a Macedo, Miranda e Vinhais

 Os concelhos de Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro vão receber, nos próximos dias, o Festival Simbiose.


Esta é a primeira edição da iniciativa, que junta os três municípios transmontanos, que viram aprovada uma candidatura conjunta para dinamizar o território.

Segundo o coordenador do projecto, João de Medina, o festival apresenta-se como uma proposta inovadora, que tem por base a coprodução e itinerância de espectáculos focados em elementos identitários de Trás-os-Montes, envolvendo a participação da comunidade e de grupos culturais locais.

“Numa fase inicial estávamos a tentar trazer para a candidatura elementos como o património imaterial, o património natural e construído. No imediato nos surgiu as necessidades de abranger outros territórios de Trás-os-Montes e achámos que seria uma candidatura bastante completa se tivéssemos representados municípios do planalto, da terra fria e da terra quente. Vinhais, Miranda e Macedo respondem a este desafio e começámos a pensar neste conceito de simbiose, vamos misturar os diferentes patrimónios e quisemos trazer diferentes artes performativas”, sublinhou.

Artur Marques, vereador da câmara de Vinhais, município onde foi, ontem, apresentado o festival, salienta a promoção do vasto território.

“O objectivo é promover o território e fazer esta geminação entre concelhos, promovendo a parte cultural também a dinamização das associações locais, dando a conhecer tudo o que se faz no nosso território a quem nos visita. Este festival é audaz e muito ambicioso”, sublinha.

O Festival Simbiose vai homenagear elementos culturais únicos da região, como as máscaras e caretos, os cantares e rituais, os bombos, os gaiteiros e os pauliteiros.

Contará com o Folia, que é produzido pela Ondamarela. Ricardo Baptista, desta empresa, explica que este é um espectáculo que parte de um trabalho com as comunidades locais, que prevê a composição, ensaio e apresentação de música criada especificamente para e sobre este território e conta ainda com uma banda local de renome...

“É um projecto mais na área da música, mas também cruza com o vídeo, o movimento a dança e a cenografia. Vai montar um espectáculo que vai ter a participação dos Galandum Galundaina e que vai itinerar pelos três municípios”, afirmou.

Ana Carvalhosa é da Circolando, entidade responsável pelo Nordeste. Este espectáculo, que envolve teatro, dança, vídeo e música também está a ser desenvolvido com a ajuda das comunidades locais, estando previsto um trabalho múltiplo com vários grupos.

“Tem sido uma grande descoberta, tanto do território e da riqueza que aqui existe, em territórios para nós desconhecidos, e está a ser muito interessante ver a reacção das pessoas das associações, há muito tempo que estavam paradas e têm tido uma abertura enorme”, adiantou.

O festival é apoiado pelo Programa Norte 2020, sendo que cada município recebeu 75 mil euros para o concretizar. As iniciativas, a decorrer nos três concelhos, começam já no dia 23 deste mês e prolongam-se até Setembro. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário