Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Município de Moncorvo reforça apoio na compra de medicamentos e ajuda na realização de pequenas obras

 A câmara Municipal de Torre de Moncorvo vai reforçar o apoio dado aos munícipes na compra de medicamentos


Até ao final do ano, a autarquia pretende aumentar, de 200 para cerca de 300 o número de cartões, no âmbito do Programa ABEM da Rede Solidária do Medicamento. O projecto comparticipa a 100% a aquisição de medicamentos a pessoas carenciadas.

A vereadora da acção social do município, Piedade Meneses, explicou que a autarquia vai passar a disponibilizar um apoio global de 30 mil euros por terem necessidade de apoiar mais munícipes.

“Sentimos que cada vez aparecem mais pessoas e que aparecem situações diferenciadas, isto é, não são só pessoas idosas, mas também pessoas com outro tipo de problemas. Foi-nos reportado na acção social de que algumas famílias optavam por comprar alguns medicamentos e não todos ou então deixavam até de os comprar para conseguir acorrer a necessidades de alimentação”, disse.

Uma parte do valor dos medicamentos é assegurado pelo município e o restante comparticipado pela Associação Dignitude, de forma a que os habitantes carenciados do concelho tenham medicação gratuita, quando é prescrita pelo médico de família.

Desde 2019, quando o protocolo entrou em vigor, já 216 pessoas foram apoiadas pelo programa ABEM, tendo o município disponibilizado cerca de 20 mil euros por ano.

A câmara de Moncorvo está ainda a apoiar a realização de pequenas obras e reparações em casa de pessoas socialmente desfavorecidas num valor que pode chegar aos 5 mil euros. Até agora já usufruíram do apoio 9 famílias num investimento total de 45 mil euros. Segundo a vereadora Piedade Menezes são várias as intervenções necessárias.

“Normalmente consistem em melhoria das condições de acessibilidade, pessoas que têm problemas de deslocação, temos instalações sanitárias a necessitar de obras, temos substituição de redes de abastecimento, também algumas coberturas”, explicou.

O programa de apoio habitacional vai continuar e há já cerca de mais uma dezena de pedidos de apoio submetidos nos serviços da autarquia.

Os munícipes interessados em beneficiar deste apoio devem dirigir-se aos serviços da Acção Social da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo para efectuar uma candidatura.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário