quarta-feira, 20 de março de 2024

Algoso: Páscoa celebra-se com Sábado de Aleluia & Mercado Medieval

 No fim-de-semana de 30 e 31 de março, Algoso volta a celebrar a Páscoa com a tradição do Sábado de Aleluia e a encenação de um mercado medieval, com 50 expositores de produtos regionais e muita animação, tendo como propósitos promover as tradições locais e o património edificado desta aldeia histórica.

De acordo com a presidente da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, Cristina Miguel, este evento faz parte da estratégia da localidade em promover o seu património histórico, material e imaterial, no âmbito da recente distinção que a localidade recebeu para integrar a marca “Aldeias de Portugal.

“A organização e realização deste grande evento tem por objetivo salvaguardar e promover o nosso legado histórico e cultural, como é o castelo edificado no século XII e tradições como os cânticos do Sábado de Aleluia ou as danças do S’embarca e o jogo do Cântaro”, explicou.

O evento Sábado de Aleluia & Mercado Medieval tem início marcado para a manhã de sábado, dia 30 de março, com o cortejo medieval pelas ruas da aldeia de Algoso.

“Segue-se a abertura do mercado medieval, onde 50 expositores vão comercializar produtos típicos desta região, com destaque para o folar, o fumeiro, vinho, doçaria de Páscoa como são os dormidos, a bola doce, a bola de canela, os licores, as compotas, o artesanato, entre muitos outros produtos”, disse.

A encenação do mercado medieval é também uma recriação dos usos e costumes da Idade Média, período em que foi construído o castelo de Algoso. Segundo a programação do evento, no fim-de-semana de Páscoa, a animação vai ser uma constante na aldeia, com atividades como o teatro de rua, a dança, os jogos tradicionais, as arruadas de gaiteiros, as tabernas e os concertos medievais.

“No sábado, o maior destaque é a celebração do Sábado de Aleluia, que consiste numa procissão até à capela de Nossa Senhora da Assunção, edificada no alto do monte, junto ao castelo de Algoso.”, explicou.

Segundo a autarca de Algoso, esta procissão é feita com estandartes, que o povo acompanha entoando os cânticos das “alvíssaras ou de louvor. Na chegada ao alto do castelo é lançado fogo de artifício e canta-se o “Aleluia”, ao som da gaita-de-foles. De regresso à aldeia, o povo entoa cânticos de aleluia e começam a repicar os sinos da igreja matriz, anunciando a Ressurreição de Jesus.

No Domingo, a animação na aldeia prossegue com o mercado medieval e o momento mais aguardado é Missa Pascal, que se celebra-se na igreja matriz de Algoso, às 14h00.

“Após a eucaristia, na tarde de Domingo, vamos convidar a população local e os visitantes a participar no jogo do cântaro, outra antiga tradição na aldeia, que costumava dar início ao baile de Páscoa”, anunciou.

Quem pretenda visitar Algoso, no decorrer do Sábado de Aleluia & Mercado Medieval tem a possibilidade de almoçar e jantar nas tabernas instaladas no mercado medieval, em alternativa na guarida ou casa do povo e ainda na albergaria da aldeia.

“O almoço de sábado é galo no pote. No Domingo, o repasto é caldeirada de cordeiro, um prato típico do planalto mirandês”, indicou.

Este ano, uma das novidades do Sábado de Aleluia & Mercado Medieval é o passeio pedestre pelo trilho do castelo, agendado para a manhã de Domingo. Ao longo desta caminhada interpretativa, que tem uma distância de 6,2 quilómetros, os participantes vão conhecer a fauna e a flora existente em Algoso, assim como a história e alguns dos monumentos da localidade, como o castelo do século XII, o pelourinho e a Fonte Santa.

Pela Páscoa, a localidade de Algoso recebe a visita de muitos emigrantes que trabalham em países como a Espanha, França e Suíça.

“Para estes portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro, a festa da Páscoa chega a ser tão ou mais importante do que as festas de verão”, salientou Cristina Miguel.

O evento “Sábado de Aleluia & Mercado Medieval” é organizado pela União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva e conta com o apoio do município de Vimioso. A produção do evento é feita pelas associações Lérias e WildCôa. E na sua realização colaboram ainda a Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, a Santa Casa da Misericórdia de Algoso e as associações Palombar, AEPG e a Corane.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário