quarta-feira, 20 de março de 2024

Lenda milagrosa do menino de Milhão referente à Aclamação de El Rei D. João IV - 12 de Fevereiro de 1642

 «Deão, dignidades e cabido da Sé de Miranda. Eu El Rey vos envio muito saudar.
Tenho entendido que Manuel Antunes de Paiva conego nessa See escreveo em Dezembro passado a hum irmão seu prior na cidade de Elvas que em hum lugar desse bispado a que chamão Milhão ha um menino que sendo de idade de seis annos para sete nunca falou e somente na ocazião de minha acclamação soltou a vos e disse com todos os mais que vivesse El Rey dom João o 4.° e ficou falando desde então sem impedimento algum. E porque este caso he misterioso e digno se justifique vos encomendo e encarrego muito que em recebendo esta vos informeis particular e exactamente se succedeo na forma referida e fazendo de tudo hum auto de testemunhas com as solemnidades de direito mo envieis quanto antes for possivel entendendo que vo-lo aggradecerei muito.

Escritta em Lixboa a 12 de Fevereiro de 642. Rey» (276).
----------
(276) Esta carta autêntica conserva-se no Arquivo Capitular da Sé de Bragança, hoje depositado na Biblioteca do Paço Episcopal da mesma cidade. Uma nota no verso deste documento diz: «Acha-se este instrumento da dil[i]gencia neste Archivo».
Que o cabido de Miranda fez o auto pedido resulta além da nota transcrita da seguinte carta conservada no mesmo arquivo:
«Deão, dignidades, conegos e mais cabido da See da cidade de Miranda. Eu El Rey vos envio muito saudar. Recebeo-se a vossa carta e o auto da justificação que por meu mandado fizestes do caso milagroso que na occasião da minha aclamação sucedeo no lugar de Milhão; e porque me ouve por servido do que fizestes me pareceo agradecer-vo-lo e dizer-vos que elle ha-de ser prezente para vo-lo agradecer em tudo o que ouver lugar.
Escrita em Alcantara a 9 de Mayo de 1642. Rey (...)».
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário