“Bragança é provavelmente o distrito mais solidário do país”. O autor desta afirmação é o Padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS). “Quase tudo o que se faz neste distrito, por crianças, idosos e por pessoas com deficiência, é feito por instituições, porque o Estado aqui tem pouca atividade de proteção social e são elas que assumem e temos aqui dirigentes no distrito com uma dedicação espantosa”, acrescenta.
Declarações proferidas, em Mirandela, na passada segunda-feira, no arranque da décima sétima edição da Festa da Solidariedade, promovida pela CNIS e pela União das IPSS’s do distrito de Bragança.
Consiste no transporte de uma chama, em tudo idêntica à chama olímpica, que envolverá toda a sociedade civil e seus parceiros que irá percorrer o distrito de Bragança, até esta sexta-feira, invocando o espírito de entreajuda, os princípios de solidariedade e o trabalho para o bem comum. “Queremos mostrar ao país como existem tantas instituições e pessoas solidárias que se interessam pela sorte de todos e é importante que o país conheça isto, porque tem vivido com os olhos fechados para esta realidade e o outro objetivo é que a solidariedade não esmoreça, precisa de mais dedicação, porque a sorte do mundo não depende apenas dos interesses comerciais”, alertou.
Fernando Pires
Sem comentários:
Enviar um comentário