Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Inaugurada Meseta Ibérica de Vila Flor

 O espaço é dedicado à biodiversidade e à conservação da natureza, explicando aos visitantes e aos locais aquilo que existe na Reserva da Biosfera Transfronteiriça


Foi inaugurada, este sábado, a Meseta Ibérica de Vila Flor. É um espaço dedicado à biodiversidade e à conservação da natureza, explicando aos visitantes e aos locais aquilo que existe na Reserva da Biosfera Transfronteiriça, de forma a conseguir também preservá-la.

O presidente da câmara, Pedro Lima, considera que o espaço é um complemento àquilo que já ali existe, que mostra aos turistas que este é um território a não perder. “O espaço tem uma exposição interactiva onde as pessoas podem aprender, visualizar e experienciar a biodiversidade e da conservação da natureza. Eu acho que é um complemento, um complemento naquilo que é a nossa estratégia de diversificação de turismo, portanto de valências, de oferta, que nós conseguimos em Vila Flor dar ao turista que nos visita”.

Ana Carvalho directora da Zasnet, entidade criada a pensar na cooperação territorial, e gestora da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, esclareceu que, a juntar ao espaço de Vila Flor, será criado um em Vimioso. Há ainda outros dois em Espanha. Um deles, que fica em Zamora, já foi inaugurado, e falta ainda outro, em Salamanca. “Servem para difundir e para dar a conhecer à população o que é a Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, que é um território declarado pela Unesco pela sua especificidade. Portanto, a Reserva da Biosfera consiste no programa da Unesco, do programa MAB, Man and Biosphere, a interação do homem com a biosfera. Este território representa exactamente isso. A resiliência que as populações tiveram ao longo dos anos, nas tradições, património histórico construído, património ancestral das festividades e toda a interação da agricultura, os produtos locais”.

António Gonçalves desenvolveu os jogos que estão instalados nestes espaços. São jogos para os mais pequenos e os mais graúdos e relacionam-se com as actividades da Meseta Ibérica. “Através de um design integrado, combinámos elementos expositivos com a paisagem da meseta ibérica, com produtos e cultura da reserva da biosfera. Criámos estes centros de interpretação de modo a promover uma experiência envolvente e educacional única. Desenvolvemos também jogos intergeracionais, ou seja, jogos que têm a ver com algumas das actividades que aconteciam nesta região”.

O espaço custou cerca de 150 mil euros e foi construído por fundos comunitários.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário