Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Aprovada moção para certificar Heliporto do Hospital de Mirandela em regime de 24 horas

 O deputado municipal do Partido Socialista de Mirandela, Luís Soares, apresentou uma moção relativa à requalificação e certificação do heliporto do Hospital de Mirandela para funcionamento em missões na área de emergência médica, em regime de 24 horas.


No documento enviado à redação do Canal N, o também presidente da Junta de Freguesia de Mirandela, considera esta moção válida visto que o Hospital de Mirandela detém a necessidade de realizar a transferência de doentes críticos para Serviços de Urgência com maior grau de diferenciação. Considerando também que o heliporto da Unidade Hospitalar de Mirandela não tem tido o investimento que lhe permita a utilização do equipamento pelo Serviço de Helicópteros de Emergência Médica do INEM.

Sublinha ainda a ausência de certificação que “obriga a que qualquer utilização do meio aéreo na evacuação de doentes críticos seja utilizado um campo de futebol que dista a dois quilómetros da urgência hospitalar com necessidade de atravessar toda a cidade de Mirandela, obrigando a passagem do doente para uma ambulância e da ambulância para o meio aéreo, consumindo tempo que pode comprometer a recuperação em doentes instáveis. Existindo a necessidade de certificação do equipamento junto da Autoridade Nacional de Aviação Civil”, explica.

Neste sentido, recomenda que a Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste deve adotar as necessárias medidas para certificar o Heliporto do Hospital de Mirandela em regime de 24 horas permitindo a utilização do equipamento por helicópteros ligeiros e médios com elevados índices de segurança nas missões de emergência médica.

O autarca solicita ainda que ULS do nordeste informe “qual o motivo para a não certificação do Heliporto de Mirandela em regime de 24 horas nos últimos anos, e porque Mirandela não recebeu o investimento necessário à semelhança do heliporto do Hospital de Bragança”.

A moção foi aprovada por unanimidade esta manhã na Assembleia Municipal de Mirandela, que está a decorrer esta sexta-feira.

De referir que a presente moção deverá ser agora enviada à Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, à Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde à Senhora Ministra da Saúde, bem como a todos os Grupos Parlamentares na Assembleia da República.

Notícia atualizada às 12h40
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário