Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Qualificar o São Bartolomeu é um imperativo e sinal de respeito

 
Enquanto desfolhava o “Manual de crimes urbanísticos” do Arq. Luís Rodrigues pensava na requalificação do Monte São Bartolomeu. Requalificar e dignificar os espaços urbanísticos de uma cidade é tarefa, segundo este autor, de cada um de nós. Ou como dizia o Presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy [1917-1963]:‘’não perguntes o quea tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela’’. 
Tudo isto foi o que fez Dias Parente e os Mordomos, que por sua iniciativa, no exercício de uma missão eclesial, decidiram ajudar o Município a construir a Estância de Turismo para Bragança. Também eles compatibilizaram a construção de uma cidade contemporânea sem eliminar ou adulterar o património, promoveram um “lugar terapêutico e contemplativo que constitui”, ainda hoje, “uma alternativa de fuga”, como podem confirmar as centenas de visitantes que diariamente procuram o “planalto de São Bartolomeu”, o “miradouro da cidade de Bragança”.
Qualificar o São Bartolomeu é por isso um imperativo, sobretudo um sinal de respeito por todos aqueles que nos legaram este inestimável património, mas necessitará um grande investimento e envolvimento de várias entidades. Mas, há pequenos passos quotidianos que devemos dar para ajudar a reduzir os efeitos da nossa pegada ecológica, imprescindíveis gestos de cidadania, que neste, como noutros espaços, são necessários: Depositar o lixo no contentor! Não fazer fogueiras! Preservar as estrutura edificadas e o mobiliário urbano!
Há contudo necessidade de atualizar medidas que promovam um ambiente mais cuidado, seguro, atractivo e moderno. Implementar visitas periódicas de equipas de manutenção e limpeza, neste espaço urbano. Melhorar e alargar o sistema de iluminação a toda a área do recinto. Disponibilizar casas de banho de funcionamento permanente, bem como de pontos de água e bebedouros. Implementar um sistema interno de vídeo vigilância que possa também ajudar na deteção de incêndios. Melhorar o parque de estacionamento, limitar o acesso a veículos ao miradouro, à Capela, ao recinto interno e ao escadario. Melhorar passeios, circuitos pedonais. Ampliar as zonas de jardim e floresta. Substituir o equipamento urbano obsoleto [mesas, bancos, papeleiras e sinalética]. Disponibilizar no adro o acesso à rede móvel gratuita. Restaurar o miradouro, a Capela, os coretos e, a casa da quermesse.
Assim, o Cabido da Catedral reuniu já com duas das três empresas de comunicação, com antenas no São Bartolomeu, para acordar um pacote de medidas colaborativas para recuperação e manutenção do local.
Têm ainda o Cabido em fase de conclusão um projeto de arquitetura para apresentar publicamente, com a inauguração de uma escultura urbana para o recinto e a apresentação de um livro: “Homenagem póstuma a Dias Parente e Mordomos. Monte São Bartolomeu, a Estância de Turismo de Bragança”. Vá estando atento, oportunamente darei informação do dia, hora e local, onde acontecerá esta primeira iniciativa.

Pe. Estevinho Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário