Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Lobos atacam e matam seis ovelhas e vários cordeiros em Edrosa

 Seis ovelhas e vários cordeiros foram mortos por lobos, esta manhã, em Edrosa, no concelho de Vinhais


A produtora, Filomena Chorense, tem mais de 160 ovelhas e cinco cães de guarda, mas as seis ovelhas paridas, tinha-as na propriedade junto a casa, com vedação. Quando acordou, não queria acreditar no que viu. “Trazíamos as ovelhas perto de casa e devia ter sido por volta das 5h30 ou 6h que os lobos atacaram. Trazia lá seis ovelhas paridas, um com dois cordeiras e foram atacadas e estão lá todas mortas pela terra fora. Uma está praticamente comida. Até as tinha vedadas com rede ovelheira e elas não puderam escapar”, contou.

Há alguns meses, a produtora diz ter ouvido falar que o lobo andava perto, mas não imaginou que atacasse perto de casa.

Já apresentou queixa na GNR e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas esteve no terreno. “Tirou fotografias aos animais e eles disseram que se notava bem que tinha sido lobo, porque estavam estranguladas no pescoço, que é onde atacam mais. Eu acho que não me vão dar nada, no fundo”, disse.

Prejuízos que ainda não contabilizou. “Fiquei com o prejuízo, porque as ovelhas estavam paridas e tenho tanta pena. Eu não sei qual é o prejuízo, as ovelhas eram novas, quatro acho que eram a primeira vez que pariam”, lamentou.   

O lobo atacou mais um rebanho de ovelhas, desta vez em Edrosa.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário