Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Foi assinado o contrato para a empreitada de requalificação da EN103 entre Vinhais e Bragança

 A obra prevê a requalificação de cerca de 30 quilómetros daquela via


A Infraestruturas de Portugal assinou na segunda-feira, o contrato para a empreitada de requalificação da Estrada Nacional 103, entre Vinhais e Bragança. Com um investimento de 16,9 milhões de euros, esta intervenção foi a vigésima terceira obra contratada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência - Componente C7, que contempla os investimentos estruturais nos territórios transfronteiriços, com vista à criação de valor para as empresas e para a economia portuguesa.

Em Março, o Governo autorizou a despesa para que avançasse a primeira fase da requalificação da estrada. Foram autorizados 24 milhões de euros, sendo que o financiamento, no total, é de quase de 37. A portaria dá autorização à Infraestruturas de Portugal para “proceder à repartição de encargos relativos ao contrato para a empreitada”, entre este ano e o próximo. A obra contempla a requalificação da estrada e a retificação de algumas curvas, bem como a construção de duas variantes.

Em declarações à Rádio Brigantia, o presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, disse, em Março, quando a despesa foi autorizada, que esta era uma questão de justiça para com os vinhaenses. Assumiu ainda que esta é uma ligação de extrema necessidade, até porque há muita gente que se desloca, diariamente, entre os dois concelhos, salientando que, hoje em dia, as vias de comunicação são fundamentais.

A estrada serve as populações das freguesias de Vinhais, Vila Verde, Paçó, União de Freguesias de Soeira, Fresulfe e Mofreita, em Vinhais, e União de Freguesias de Castrelos e Carrazedo, Gondesende, Donai e Castro de Avelãs, no concelho de Bragança.

A requalificação da estrada tinha um financiamento de 31 milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência, mas a verba foi reforçada, em Janeiro, sendo que agora há quase 37 milhões para a concretizar.

Prevê-se que a obra esteja concluída em 2026. 

Escrita por Rádio Brigantia 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário