Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de março de 2025

GOVERNO GARANTE 500 MIL EUROS ANUAIS PARA A PROMOÇÃO DO MIRANDÊS ATÉ 2029

 O Governo oficializou o financiamento da nova Estrutura de Missão para a Promoção da Língua Mirandesa, com uma verba anual até 500 mil euros e sede em Miranda do Douro. O organismo vai implementar um plano de ações para garantir o futuro da segunda língua oficial de Portugal.


Depois da criação da estrutura de missão, o Conselho de Ministros aprovou agora a Resolução n.º 66/2025, que formaliza o funcionamento e o financiamento da Estrutura de Missão para a Promoção da Língua Mirandesa (EMPLM).

Com sede na Casa dos Magistrados, em Miranda do Douro, a nova entidade passa a contar com um orçamento de até 500 mil euros por ano, garantindo recursos para a preservação e promoção do mirandês até, pelo menos, 2029.

Além da promoção da língua nas escolas e na comunidade, o plano prevê também a criação de uma Bolsa de Professores de Língua Mirandesa, a certificação de competências linguísticas, a produção de conteúdos audiovisuais e literários em mirandês, e a dinamização de projetos-piloto para o ensino a adultos.

A direção da EMPLM será composta por um comissário e dois subcomissários, sob tutela do Ministério da Cultura, e contará com o apoio de um conselho consultivo com representantes de várias entidades académicas e culturais. A medida visa reforçar a salvaguarda do mirandês, considerado um património cultural ameaçado e com risco de extinção nas próximas décadas.

O Governo garante assim meios financeiros e operacionais para executar um plano estratégico de preservação da segunda língua oficial de Portugal, reconhecida desde 1999.

Jornalista: Lara Torrado
Foto: Canal N / Arquivo

Sem comentários:

Enviar um comentário