Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de março de 2025

Habitantes de Vale de Lamas revoltados com retirada de fontanário da aldeia

 Dizem que houve rumores de que iria desaparecer mas, como a população se mostrou contra, nada mais foi falado nem feito. Contudo, agora, para surpresa e desagrado de muitos, o fontanário já não existe


Vários habitantes de Vale de Lamas, no concelho de Bragança, estão revoltados com a retirada de um fontanário, que estava, há vários anos, no largo da aldeia. Dizem que houve rumores de que iria desaparecer mas, como a população se mostrou contra, nada mais foi falado nem feito. Contudo, agora, para surpresa e desagrado de muitos, o fontanário já não existe. “A sensação é de muita tristeza”, disse Joana Fernandes, que acrescentou que a fonte era um marco do qual todos se lembravam “desde sempre”. “Não temos qualquer tipo de memória da aldeia sem aquela fonte”, rematou ainda. “A fonte era quase como que um ponto de encontro para toda a gente”, disse outro habitante. “A fonte era como que um monumento”, esclareceu outro morador da aldeia.

A população local está contra esta decisão, que dizem ter sido da junta de freguesia, mas muitas pessoas têm receio de falar sobre o assunto.

O fontanário desapareceu e ninguém sabe muito bem porquê. O que se sabe é que, no mesmo lugar, há agora uma outra estrutura a ser criada mas não agrada a ninguém. “Até ao momento, tiraram uma fonte de pedra para colocarem lá um tanque de cimento, alto e de pouca utilidade”, vincou Joana Fernandes. “Aquilo parece tudo menos uma fonte”, acrescentou outro morador.

Segundo apurámos, a população está a criar uma petição para que se volte a reerguer o fontanário, tal como era e no mesmo local.

Tentámos chegar à fala com o presidente da Junta de Freguesia de Baçal, que integra Vale de Lamas, mas ainda não foi possível.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário