Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de março de 2025

Miranda do Douro vai receber primeiro Encontro de Capas Ibéricas

 Evento acontece dias 29 e 30 de março e são esperadas mais de 350 pessoas


Miranda do Douro vai ser palco do primeiro Encontro de Capas Ibéricas, que acontece a 29 e 30 de março. O evento coincide com o fim de semana da exaltação de Capa de Honras, um símbolo identitário de Miranda. Segundo a autarca Helena Barril, são esperadas mais de 150 entidades, com o objetivo de promover esta peça de vestuário. “Contamos com mais de 150 representantes de organizações que, de alguma maneira, têm a capa como elemento, desde confrarias a associações culturais, do norte do país. E isto tem muita importância porque a capa é um elemento identitário que é transversal a este território”.

A Capa de Honras Mirandesa remonta ao século IX e inicialmente seria designada de “capa de chiba”. É feita em burel. Atualmente, apenas três pessoas se dedicam à sua confeção. Para salvaguardar esta peça, foi inscrita no inventário Nacional do Património Cultural Imaterial da UNESCO, em 2022. Embora seja um símbolo identitário de Miranda do Douro, Helena Barril admite que possa haver algumas semelhanças com outras capas. “Há uma identidade comum que une estes povos, que é a capa. A capa de honras mirandesa e a capa alistana têm muitas semelhanças, como a capa de alba e a capa zamorana. Como temos a Capa de Honras Mirandesa no Inventário Nacional, temos de promover todas as ações necessárias para que continuemos a trabalhar na promoção desta identidade cultural”.

São esperadas mais de 350 pessoas, de 150 entidades diferentes, do Norte de Portugal e Espanha, que darão a conhecer as suas capas em Miranda do Douro. É o primeiro Encontro de Capas Ibéricas, num fim semana de exaltação da Capa de Honras. É organizado pelo município de Miranda do Douro, em colaboração com a Diputación de Zamora e a Fundación Rei Afonso Henriques.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário