Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Lagar D’el Rei em Alfândega da Fé transforma-se em espaço dedicado aos produtos endógenos

 As obras do edifício histórico Lagar D’el Rei, em Alfândega da Fé, estão oficialmente concluídas. O espaço vai ser inaugurado no próximo dia 8 de maio.

Antigo edifício Lagar D’el Rei antes da requalificação

O Lagar d’el Rei foi agora transformado num espaço dedicado ao território, onde se irá promover a gastronomia e produtos endógenos,  como explica a vice-presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Maria Silva.

“Vamos inaugurar este edifício que vai ser um foco de promoção dos produtos locais e daquilo que é, sobretudo também, não só a cereja, mas sobretudo o azeite. Este edifício tem integrado uma zona que há de ser a futura loja ou o futuro espaço da Cereja e Companhia, que tem cinco bancas instaladas, previamente instaladas com espaço, depois também para bancas móveis, em que nós vamos ter, desde o dia 8 de maio até à Festa da Cereja, venda permanente de produtos locais.”

A empreitada, superior a um milhão de euros, avançou no final de 2022, mas demorou mais do que seria suposto. O Lagar d’el Rei encontra-se no coração da vila e o objetivo foi sobretudo dar uma nova vida a este espaço, tão importante para o município.

“O Lagar D’el Rey era um edifício que já estava devoluto há mais de uma década, possivelmente, se calhar, volta das duas décadas, que já estava ali em ruína, já até colocava em algum perigo a própria circulação na via pública.Portanto, era um edifício central, que no topo da nossa praça do município.Do lado oposto tem a Capela de São Sebastião, a nossa Casa da Cultura, que tem uma vista lindíssima para o Olivais. Portanto, é um edifício que tinha que ser dignificado, digamos assim”, explica a vice-presidente de Alfândega da Fé.

Durante o processo de empreitada também decorreu uma investigação histórica do edifício, que resultou num livro escrito por Paulo Sousa e Costa, que será apresentado no mesmo dia da inauguração, já que se comemora o feriado municipal de Alfândega da Fé.

Ainda durante essa tarde, será apresentado o cartaz da Festa da Cereja, que segundo Maria Silva, promete.

“Um cartaz que promete e um um cartaz apelativo que creio que todo distrito se vai mobilizar para visitar a Alfândega da Fé”, reforça.

O dia terminará com a celebração do dia da família, como já é habitual, no feriado municipal de  Alfândega da Fé.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário