Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

BeCool.NoFool: equipa vai ajudar jovens que se sintam em risco na Semana Académica de Bragança

 Semana Académica começa hoje e conta com uma equipa à qual os jovens podem recorrer, em situações de assédio, adulteração de bebidas, entre outros


A Semana Académica de Bragança, que começa hoje, vai contar, este ano, com a presença de uma equipa para ajudar os alunos que se apercebam que estão em risco.

Esta é a primeira ação do projeto BeCool.NoFool, uma parceria entre a Associação Reaprender a Viver, a PSP, a Associação Académica do IPB e o politécnico.

Carla Lima, da Escola Superior de Educação de Bragança, explica em que são várias as situações em que a equipa pode ajudar os jovens, nomeadamente os que se apercebam que a sua bebida foi adulterada ou se sintam assediados. “Estaremos devidamente identificados e circularemos dentro e fora do NERBA. Estaremos lá para ajudar, seja porque alguém se sentiu, de alguma forma, em risco de assédio ou de abuso, ou pode sentir que a sua bebida foi adulterada, ou até, eventualmente, que consumiu e perdeu o controlo dos consumos e, portanto, está numa situação em que pode deixar de ter consentimento e consciência sobre as suas decisões. Desde que não sejam situações médicas, clínicas, de risco, de socorro, estaremos lá para dar a resposta da melhor forma possível”.

Além de ajudar, Márcia Pinto, da Reaprender a Viver, esclarece que um dos grandes objetivos é sensibilizar os jovens para perigos como a adulteração de bebidas. “Os estudantes não vão deixar de beber. Com estas ações procuramos que eles estejam atentos, sensibilizados e que sintam que podem confiar em nós”.

Segundo Carla Lima, para pedir ajuda basta fazer o sinal em língua gestual de “estou desconfiado” ou dizer a expressão “trevo azul”. Na página de Facebook, num vídeo, é esclarecido como fazer. “Se ativarem o trevo azul (verbal) ou símbolo de língua gestual (estou desconfiado), a qualquer elemento do staff, temos uma equipa multidisciplinar, enfermeiros, psicologia e educadores sociais, que, dependendo das situações e daquilo que for necessário, vão dar a resposta adequada”.

Márcia Pinto refere que não é necessário ser a própria pessoa a pedir ajuda. “Nós não vamos impor a nossa presença, nós vamos circular e eles, os estudantes, até um colega que veja que outro está em uma situação de risco, podem-nos procurar”.

A Semana Académica de Bragança começa hoje, no NERBA, e termina na próxima quarta-feira. A equipa do projeto BeCool.NoFool foi criada depois de um estudo sociológico, em que se percebeu que, entre os jovens, permanecem consumos altos de álcool e drogas, e estará no evento para ajudar quem se sinta em perigo.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário