Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Mirandelense luta pelo direito das mulheres e quer reintegrar reclusas

 Cristina Passas está a criar projeto para ajudar reclusas a reintegrar-se na sociedade


Reintegrar mulheres reclusas na sociedade é o objetivo de um projeto que está a ser coordenado pela mirandelense Cristina Passas. Nos últimos anos tem tido um papel ativo de luta, na comunidade, pelos direitos das mulheres. E este é mais um projeto que se encaixa nos seus desígnios. “Essas mulheres, muitas vezes, quando acabam de cumprir as suas penas, não têm a capacidade de se reintegrar no mundo laboral. A reincidência é elevadíssima. É um projeto que vai ter 18 meses de implementação, vai ter várias ações, vai ter desde psicólogos a nutricionistas, pessoas ligadas à moda, à imagem. Vai ter toda uma componente de forma a que essas mulheres, quando saem, se sintam empoderadas”.

Várias notícias sobre violência doméstica e violação de mulheres têm vindo a público nos últimos meses. Um retrocesso dos direitos das mulheres que considera alarmante. “Estamos a assistir a uma regressão de direitos, que nós tínhamos como adquiridos, como poder sair sem ter determinados cuidados, podermo-nos vestir sem sermos criticadas, poder assumir-nos como queremos sem sentir constrangimentos no nosso espaço laboral e, ultimamente, ouvimos e vemos situações alarmantes. E, cada vez mais, à um estigma à volta da mulher”.

Cristina Passas trabalha há cerca de 30 anos na Associação Comercial de Mirandela e, através da experiência que tem junto das empresas, fundou a Associação Internacional dos Lusodescendentes, em 2019. O objetivo é prestar apoio aos empresários que se querem instalar fora do país ou até mesmo atrair empreendedores estrangeiros.

A entrevista a Cristina Passas para ouvir na íntegra, esta quarta-feira, depois do noticiário das 17h, na Rádio Brigantia. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário