Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Torneio Medieval e Mercado Medieval de 29 de maio a 1 de junho

 O combate real, sem qualquer encenação é um dos elementos distintivos do Torneio Medieval que acontece no dia 31 de maio e 1 de junho no Castelo de Ansiães. Em simultâneo, na vila, há o mercado medieval com muita animação.


O Torneio Medieval de caracter ibérico conta com a organização da equipa desportiva Portvcalle Combate Medieval, que traz a Carrazeda de Ansiães equipas portuguesas e espanhola para competir, envolvendo os lutadores em diferentes modalidades, nomeadamente, Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel, 3x3 e 5x5. São lutas reais sem qualquer encenação. Os lutadores envergam armaduras que podem pesar cerca de 40 quilos, por baixo das armaduras usam roupa que minimize o impacto das pancadas que recebem. As armas, que podem ser espadas, lanças ou até machados, cumprem regras muito rigorosas, não possuem lâminas cortantes nem pontas, e obedecem a um peso específico. O impacto da pancada que recebem, por exemplo com uma espada, pode corresponder a 20 quilos. Lutam “sem misericórdia”, apesar da amizade que une as diferentes equipas, para vencer, simbolizando a vitória honra e bravura.

Em Espanha a modalidade já arrasta muita gente para ver, em Portugal ainda menos, por essa razão o município de Carrazeda de Ansiães aposta também na organização de oficinas e aulas de esgrima e tiro ao arco, permitindo a miúdos e graúdos ter um primeiro contacto com as lutas medievais e até experimentar as armaduras.

O Torneio Medieval em combate real é o tema principal nesta iniciativa, mas há muito mais atividades, muitas delas que estimulam o envolvimento da assistência.

O evento desenvolve-se em dois locais distintos, no Castelo de Ansiães, onde decorrem as lutas e na vila, na Praça 6 de abril, onde, em permanência, vai funcionar o mercado medieval e diversas oficinas pedagógicas.

Este ano o evento arranca no dia 29 de maio, quinta-feira, com um repasto no arrabalde do burgo (Largo de Santa Eufémia - Lavandeira), uma ceia medieval com inscrição obrigatória, que conta com músicas e folias com os Xamaril e animação a cargo dos Animamos. Há ceias medievais previstas igualmente para os dias 30 e 31 de maio (sexta e sábado).

Quem quiser participar nas atividades e vestir-se a rigor, há um roupeiro disponível com vestes medievais.

No Castelo de Ansiães, funciona uma taberna, há ainda música e teatro e até, em permanência, uma exposição com objetos de tortura medievais, “A Tortura by Terras de Viri´Arte”.

Mercado Medieval

Um dos momentos de maior interesse local é o cortejo medieval que este ano regista a maior participação de sempre, envolvendo alunos, professores e auxiliares do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, do pré-escolar ao 12ª ano. Vão também participar no cortejo os alunos da Academia Sénior e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia.

O Cortejo percorre as ruas da vila de Carrazeda e encaminha a população e os visitantes para o Mercado Medieval, que vai funcionar, no jardim junto à Biblioteca Municipal. Neste Mercado vão estar presentes mais de três dúzias de mercadores que demonstram e vendem produtos, tendas com diversificadas atividades, sempre acompanhados de animação itinerante, jogos e atuações de grupos musicais. Há também Tabernas Medievais, com comida e bebida ao serviço dos visitantes.

Os visitantes podem também visitar o Acampamento Civil e Militar, que mostra espaços de vivências do quotidiano da época, nomeadamente: hospital, cozinha, padaria, costureira/bordadeira, tingimento dos tecidos, ofício lã/tecelagem, escriba/ pintura e cota de malha.

Por fim o espaço conta com uma zona infantil com jogos medievais.

Também não falta animação musical e espetáculos diversos, nomeadamente fogo de artifício, que decorrem à noite. Dos concertos destaque para a atuação dos Trasga, seguidos da atuação do DJ Gaiteirinho, na sexta-feira; no sábado sobe ao palco Daniel Pereira Cristo e pela noite dentro atua Dj Maryzka.

Sem comentários:

Enviar um comentário