Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 6 de setembro de 2025

Conservacionistas pedem ajuda urgente dos cidadãos para defender leis europeias para a natureza

 As leis que protegem a vida selvagem de Portugal e dos outros países da União Europeia estão em risco de ser enfraquecidas pela Comissão Europeia. A campanha Hands off Nature pede-lhe que envie uma mensagem a Bruxelas no âmbito de uma consulta pública que acaba já a 10 de Setembro.


Durante as férias de verão, a Comissão lançou um “Convite à apresentação de contributos”, pedindo opiniões sobre se a legislação ambiental da UE deve ser revista ou reduzida. Empresas, organizações e cidadãos podem participar – mas há apenas 10 dias para o fazer. Esta consulta pública termina dia 10 de setembro.

“Não podemos ficar em silêncio. Décadas de trabalho coletivo construíram estas leis que protegem a natureza e as pessoas. Se deixarmos que sejam desmanteladas, perderemos muito mais do que regulamentos: perderemos ar puro, água limpa e biodiversidade”, escreve a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) que se junta a outras organizações de conservação da natureza.

Segundo estas organizações, “alguns decisores políticos estão a aproveitar a consulta pública como pretexto para questionar e enfraquecer algumas das maiores vitórias ambientais dos últimos anos, como a Lei de Restauro da Natureza e o Regulamento sobre Desflorestação, conquistadas com o apoio massivo dos cidadãos. Estas leis, juntamente com as Diretivas Aves e Habitats, são fundamentais para travar a perda de biodiversidade e proteger os ecossistemas”.

A campanha internacional “Hands off Nature” lança um apelo a todos os cidadãos para que enviem uma mensagem à Comissão Europeia a defender as leis da natureza. Pode fazê-lo AQUI.

Para o ajudar, as organizações conservacionistas como a SPEA disponibilizaram mensagens de base que pode usar e adaptar, para partilhar a sua opinião com os decisores políticos. “O nosso formulário é fácil de usar – sem registos nem logins – e cada contributo será enviado automaticamente para a consulta pública da Comissão Europeia.”

As organizações que lançaram esta campanha internacional – entre elas a WWF e a Birdlife International – consideram que a acção dos cidadãos é imprescindível para contrariar a intenção da consulta pública lançada por Bruxelas.

“Em toda a Europa, a natureza já está em dificuldades”, escreve a Liga para a Protecção da Natureza (LPN). “As florestas estão a diminuir, os rios a secar, a vida selvagem a desaparecer. Estamos a perder ar puro, água potável e os espaços verdes dos quais dependemos. E agora, a Comissão quer enfraquecer precisamente as leis que existem para proteger a Natureza e as pessoas.” “Esta é a sua oportunidade de se manifestar.”

Já em Julho passado, as organizações de conservação acusaram a Comissão Europeia de marginalizar natureza na sua proposta de orçamento pós-2027.

Sem comentários:

Enviar um comentário