Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 6 de setembro de 2025

Reforçada conservação do tartaranhão-caçador em Carrazeda de Ansiães

 As populações de tartaranhão-caçador (Circus pygargus), uma espécie Em Perigo de extinção, vão ser monitorizadas e alvo de medidas de conservação no concelho de Carrazeda de Ansiães, graças à assinatura de um protocolo entre o município e a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural.


Com este protocolo, assinado a 28 de Julho, “a Palombar e o município vão colaborar para promover ações conjuntas de conservação do tartaranhão-caçador no município”, explicou a associação em comunicado.

O tartaranhão-caçador, também conhecido como águia-caçadeira, é uma ave que nidifica no solo em áreas abertas. Segundo o primeiro censo nacional da espécie realizado em 2022-2023, a sua população encontra-se em declínio acentuado nos últimos 15 anos e está atualmente em risco de desaparecer.

Desde 2024 que está no terreno o projeto LIFE SOS Pygargus, que está a aplicar acções urgentes de conservação desta espécie. É precisamente no âmbito deste projeto que foi assinado o protocolo.

Além da monitorização e conservação, este protocolo prevê atividades de planeamento, divulgação, sensibilização e educação ambiental ao longo da duração do projeto.

“O foco é a monitorização e proteção dos casais e ninhos de tartaranhão-caçador no território do concelho, durante a época de reprodução, que decorre entre março e agosto.”

O LIFE SOS Pygargus está a ser implementado em 49 Zonas de Proteção Especial da Rede Natura 2000 e áreas adjacentes em Portugal (23) e Espanha (18 na Estremadura, três na Galiza, quatro em Castela e Leão e uma em Madrid), que albergam a maior parte das populações portuguesas e transfronteiriças de tartaranhão-caçador. “Estas áreas são essenciais para a sobrevivência e expansão da espécie e para assegurar a conectividade da Rede Natura 2000.”

O projeto – que tem 17 parceiros, dos quais 13 são entidades portuguesas e quatro são espanholas – pretende assegurar, a médio prazo, uma recuperação significativa da população de tartaranhão-caçador, valorizar práticas agrícolas mais sustentáveis e aumentar a sensibilização pública para a sua importância ecológica.

Sem comentários:

Enviar um comentário