Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Raça Mirandesa pode ser “dizimada” em “pouco tempo” com qualquer calamidade

 Para uma raça que está em perigo de extinção, a perda “é muito” significativa, admite Valter Raposo, da Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa


A raça mirandesa pode desaparecer nos próximos tempos. Neste momento, em todo o país, há cerca de quatro mil fêmeas reprodutoras adultas. Os números são da Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa. Segundo Valter Raposo, desta entidade, composta por 300 criadores inscritos, sendo eles de todo o país, sobretudo do solar da raça, Bragança, Vinhais, Mogadouro, Vimioso, Miranda do Douro e Macedo de Cavaleiros, nos últimos três anos, entre doenças, mudança de quadro e problemas relacionados com a pandemia, que levou a que muitos criadores se desfizessem do gado, perderam-se cerca de mil animais. "Neste momento, há à volta de quatro mil fêmeas reprodutoras adultas. Estamos muito em risco. Aliás, estamos numa zona muito circunscrita, qualquer calamidade pode dizimar em pouco tempo a raça e o efetivo de velhice também é reduzido."

No fim-de-semana passado, Bragança recebeu o Concurso Nacional de Bovinos de Raça Mirandesa, raça que precisa, urgentemente, de mais gente a apostar nela. E sendo que a maioria dos criadores tem já uma idade um pouco avançada, Valter Raposo diz que era preciso “renovar o tecido produtivo”. Contudo, os apoios não são apelativos nem para quem já é criador nem para os jovens que querem ser. "Desde o Covid houve vários fatores associados, a mudança dos quadros de apoio à agricultura, que os apoios não são tão apelativos à produção, como já foram. O que mudou foi o valor de apoio por cabeça normal. Outros setores da agricultura acabam por se tornar mais apelativos", rematou. 

O abandono deve-se, ainda, ao facto de o apoio à raça autóctone se manter, nos últimos tempos. A falta de ajustes dita o rumo menos feliz a que se tem assistido, o decréscimo do número de animais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário