Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Barragens do Douro não foram construídas para controlar cheias

O Douro voltou a inundar as suas margens, a chuva intensa dos últimos dias tem contribuído para o aumento dos caudais dos efluentes do rio, e as barragens têm vindo a efetuar descargas.


Na nossa região estão identificadas 11 áreas de risco potencial significativo de inundação.

O investigador, Rui Cortes, especialista na área dos Recursos Hídricos e Ecologia Aquática, lembra que as barragens do Douro foram construídas para produzir energia elétrica e não para controlar cheias tendo reduzida capacidade de armazenamento:

Rui Cortes defende que o ordenamento do território está mal estruturado e dá como exemplo a marginal de Peso da Régua que” está construída em leito de cheia”:

Rui Cortes diz que a chuva intensa dos últimos dias na bacia do Douro é equivalente ao caudal que Espanha tem de libertar para Portugal durante um ano inteiro.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Universidade FM)

Sem comentários:

Enviar um comentário