Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Comprar casa em Bragança exige menos de metade do esforço financeiro de Lisboa

 No distrito de Bragança, o número de anos necessários para compensar a compra de casa é significativamente mais baixo


Comprar casa em Portugal continua a exigir um grande esforço financeiro, mas em Bragança a realidade é bem diferente da que se vive nas grandes cidades do país.

De acordo com dados do portal imobiliário Imovirtual, são necessários, em média, 28 anos e meio de rendas para comprar casa em Portugal. Este indicador resulta da comparação entre o preço médio de venda e o valor anual do arrendamento e mostra fortes desigualdades entre o litoral, o interior e as ilhas.

No distrito de Bragança, o número de anos necessários para compensar a compra de casa é significativamente mais baixo, situando-se entre os 13 e os 17 anos. Um valor que coloca a região entre as mais equilibradas do país e que contrasta com a realidade de distritos como Lisboa, Faro ou Aveiro, onde este esforço ultrapassa os 30 anos.

Segundo o Imovirtual, 25 dos 29 territórios analisados apresentam rácios superiores a 25 anos. Bragança integra o grupo restrito de distritos do interior onde comprar casa continua a ser uma opção financeiramente mais vantajosa do que arrendar, sobretudo para quem procura estabilidade a médio e longo prazo.

Nas áreas metropolitanas, o cenário é oposto. Em Lisboa, são necessários quase 33 anos de rendas para comprar casa. Em Faro, o valor sobe para mais de 35 anos. Nestes mercados, os preços de venda muito elevados fazem com que o arrendamento seja a opção mais flexível, especialmente para quem valoriza mobilidade profissional.

Para o Imovirtual, esta diferença territorial ajuda a explicar porque não existe uma resposta única à pergunta “comprar ou arrendar”. A responsável de marketing do portal, Sylvia Bozzo, sublinha que o trabalho remoto está a permitir que muitos profissionais optem por viver no interior, onde os rácios são mais equilibrados e o acesso à casa própria é mais viável.

A responsável acrescenta ainda que uma eventual descida das taxas de juro em 2026 poderá tornar distritos como Bragança ainda mais competitivos para a compra de habitação.

Escrito por rádio Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário