Este ano, o tema central do seminário foram as Estações Náuticas, procurando apontar caminhos no âmbito da sustentabilidade, oportunidades e desafios associados a este recurso turístico, inaugurado em agosto do ano passado.
Ângela Costa, da empresa Sun Azibo Cruzeiros e Experiências, instalada em Macedo de Cavaleiros desde 2009, sublinha que, para contornar a sazonalidade, a empresa tem apostado no desenvolvimento de projetos complementares ligados à agricultura.
A responsável explica ainda que a empresa tem registado crescimento ao nível da procura, com clientes provenientes de vários pontos do país e também de Espanha.
A operar igualmente no território desde 2019 está a empresa CIBO Trás-os-Montes. O proprietário, António Teixeira, acredita que a Estação Náutica pode assumir-se como um elemento agregador do território, através da implementação de atividades como canoagem, paddle surf e vela.
O seminário foi encerrado pelo vice-presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Cancela Moura, que considera a Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros uma mais-valia para o crescimento do turismo no interior.
Na sua perspetiva, esta estrutura vai promover uma tipologia de turismo de qualidade, assente em valores como a autenticidade, experiências diferenciadoras e as tradições únicas de Trás-os-Montes.
O seminário foi organizado pelo Município de Macedo de Cavaleiros. A responsável pelo pelouro do turismo e vice-presidente da Câmara Municipal, Clementina Gemelgo, defende que é na conjugação de sinergias que a Estação Náutica poderá atingir o seu máximo potencial.
A autarca acredita ainda que a criação de sinergias entre a Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros e a Estação Náutica Polinucleada dos Lagos do Sabor poderá trazer resultados positivos ao nível do crescimento turístico, através de um trabalho em rede e de escala entre os municípios e a Associação de Municípios dos Lagos do Sabor.

Sem comentários:
Enviar um comentário