Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Estações Náuticas podem ser um fator de crescimento para o turismo de interior

 A sazonalidade continua a ser o principal obstáculo enfrentado pelas empresas turísticas sediadas no concelho de Macedo de Cavaleiros, sobretudo no período compreendido entre outubro e fevereiro. Esta foi uma das principais conclusões do 6.º Seminário sobre Turismo, que decorreu paralelamente à Feira da Caça e do Turismo, no passado fim de semana.


Este ano, o tema central do seminário foram as Estações Náuticas, procurando apontar caminhos no âmbito da sustentabilidade, oportunidades e desafios associados a este recurso turístico, inaugurado em agosto do ano passado.

Ângela Costa, da empresa Sun Azibo Cruzeiros e Experiências, instalada em Macedo de Cavaleiros desde 2009, sublinha que, para contornar a sazonalidade, a empresa tem apostado no desenvolvimento de projetos complementares ligados à agricultura.

A responsável explica ainda que a empresa tem registado crescimento ao nível da procura, com clientes provenientes de vários pontos do país e também de Espanha.

A operar igualmente no território desde 2019 está a empresa CIBO Trás-os-Montes. O proprietário, António Teixeira, acredita que a Estação Náutica pode assumir-se como um elemento agregador do território, através da implementação de atividades como canoagem, paddle surf e vela.

O seminário foi encerrado pelo vice-presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Cancela Moura, que considera a Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros uma mais-valia para o crescimento do turismo no interior.

Na sua perspetiva, esta estrutura vai promover uma tipologia de turismo de qualidade, assente em valores como a autenticidade, experiências diferenciadoras e as tradições únicas de Trás-os-Montes.

O seminário foi organizado pelo Município de Macedo de Cavaleiros. A responsável pelo pelouro do turismo e vice-presidente da Câmara Municipal, Clementina Gemelgo, defende que é na conjugação de sinergias que a Estação Náutica poderá atingir o seu máximo potencial.

A autarca acredita ainda que a criação de sinergias entre a Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros e a Estação Náutica Polinucleada dos Lagos do Sabor poderá trazer resultados positivos ao nível do crescimento turístico, através de um trabalho em rede e de escala entre os municípios e a Associação de Municípios dos Lagos do Sabor.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário