quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Concelho de Macedo de Cavaleiros tem mais um Gabinete de Apoio ao Cidadão

Uma estrutura inicialmente pensada para Vilarinho de Agrochão que se converteu num apoio também disponível para mais três aldeias, como explica o presidente da junta de Vilarinho, Manuel Mico.
“Esse gabinete foi atribuído a Vilarinho de Agrochão e eu como presidente disse que não fazia sentido que o gabinete funcionasse só aqui. Reuni com os restantes presidentes da junta, porque a Câmara só paga uma parte, e o gabinete passou assim a ser estendido às quatro freguesias. Ainda estamos a limar alguns detalhes, mas vais ser feito um cartaz com todos os serviços que vamos oferecer à população. Quanto à distribuição, segunda ficará em Lamalonga, terça em Vilarinho, quarta em Arcas e quinta em Ferreira. A sexta-feira é dedicada às anexas dessas freguesias. Penso que daqui a uns meses seremos o exemplo do que é servir a população, em união.”

Estes gabinetes permitem aos cidadãos usufruir de vários serviços, como por exemplo renovar a carta de condução e cartão de cidadão, marcação de consultas, pagamento de contas e portagens, entre outras.

Neste momento já são cinco os GAC do concelho de Macedo de Cavaleiros, e o autarca, Benjamim Rodrigues, adianta que ainda este mês vai entrar em funcionamento o Balcão Móvel, que fará um trabalho semelhante mas de forma ambulante pelas aldeias:

“É um GAC móvel, com mais oferta de serviços. São cerca de 240 possibilidades. Vai iniciar a curto prazo os circuitos que já estão pré-definidos e penso que estamos a criar uma relação de proximidade e condições de facilidade aos nosso munícipes, sendo que a maior parte são idosos. Será uma forma de tentar colmatar as dificuldades criadas pelo espaço vazia deixado pelos GAC’s fixos. Cobrirá as aldeias que ainda não têm este serviço.”   

De recordar que estes Balcões Móveis resultam de uma candidatura apresentada pela CIM Terras de Trás-os-Montes em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa, que possibilitou a entrega de uma viatura elétrica a cada um dos nove municípios desta comunidade intermunicipal, equipadas com material informático e acesso à internet.

Foto: Município Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE 

Sem comentários:

Enviar um comentário