Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Museu Abade de Baçal “ganha vida” com actividades dedicadas às crianças
Inspirados pelo cenário das mil e uma noites, 32 crianças festejaram, na última quinta-feira, o encerramento do primeiro mês de actividades de tempos livres, no Museu Abade de Baçal, em Bragança. Uma iniciativa que pretende estreitar laços entre o divertimento e o conhecimento.
A noite quente convidava à festa, o cenário estava montado e as crianças vestidas a rigor. A exposição arqueológica patente no Museu deu o mote, e aos poucos, as “estrelas da festa”, com idades entre os 3 e os 13 anos foram mostrando tudo o que aprenderam durante o mês de Julho.
“Hoje a festa é das crianças, para as crianças e para os pais”, disse a monitora Ana Brilhante. Arqueóloga de profissão, vê nestes meses mais do que um trabalho. “É um prazer enorme. É muito gratificante, não escondo o cansaço. Mas é um, cansaço saudável”, referiu enquanto acertava os últimos pormenores para mais uma apresentação.
Desde o primeiro dia que a festa final foi preparada pelas mãos das crianças. “Elas ajudaram na produção, criaram as roupas, ensaiaram as danças e até escreveram um música”, afirmou a monitora. Acrescentando que as oficinas de dança e artes plásticas ajudaram “para que nada falhasse e as crianças se divertissem.”
Durante o período de férias os mais pequenos partiram à descoberta do património de Bragança, organizaram peças de teatro, fizeram desporto, contactaram com a música e com a dança.
Ana Maria Afonso, directora do Museu, vê na abertura das portas da instituição à comunidade infantil uma forma de “desmistificar a ideia de que o museu é um espaço fechado e elitista”. “Com as actividades de Verão aproximamos a componente pedagógica à lúdica. Educamos a brincar e o espaço ganha uma nova vida”, assentou a directora.
Para este mês, o programa já está definido e a organização conta em receber mais crianças.
Por: Joana Vieira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário