Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Obras no Picote com fim à vista e aumento de produção em 130 por cento

A barragem de Picote, em Miranda do Douro vai produzir mais energia hidroeléctrica já a partir de Outubro. As obras que começaram em 2007 para a instalação de uma nova turbina estão quase prontas.
Cerca de 500 trabalhadores envolvidos no projecto e cinco anos de trabalho para um reforço imponente de energia hidroeléctrica, com capacidade para fornecer 60 mil habitantes por ano.
Esta nova turbina, instalada a 150 metros de profundidade, vai permitir a circulação de 400 metros cúbicos de água por segundo.
O director do projecto da barragem de Picote, António Freitas da Costa, refere que o grande objectivo é optimizar os recursos naturais e aproveitar os 1200 hectómetros cúbicos de água que se perdem todos os anos em descarregamentos. '' A grande virtude deste projecto é aproveitar energia renovável, limpa, e vai substituir outras fontes de energia derivadas do petróleo, e isso é um beneficio para o ambiente e para a economia nacional'', afirmando que ''Faz todo o sentido que Portugal, com as dificuldades económicas que atravessa, dentro de um equilíbrio ambiental, deve aproveitar ao máximo todos os recursos que têm.''

Este empreendimento vai reforçar a potência da barragem em 130 por cento e aproveita estruturas já existentes. ''O que fizemos foi construir um túnel novo, de grandes dimensões, na encosta portuguesa, compatível com o grande caudal que vai lá passar, no local intermédio desse túnel, numa caverna a 150 metros de profundidade, está localizada esta nova turbina. Só esta turbina representa mais 130 por cento, que as três turbinas que lá forma instaladas há mais de 50 anos, e em termos de energia representa um acréscimo de 30 por cento, relativamente à capacidade que está instalada neste momento.'' Sustenta Freitas da Costa.
Freitas da Costa diz ainda que a EDP, ao longo destes 5 anos, apoiou vários projectos locais.

E frisa que as obras na barragem de Picote muito contribuíram para o desenvolvimento da economia regional. '' Houve um grande impulso económico, em termos de restauração, alojamento, e uma série de actividades que aproveitaram com a obra. Temos também apoiado diversas iniciativas locais, com associações do Planalto, temos tido uma boa relação com a comunidade local, e isso, é muito gratificante para nós.'' Referindo ainda que, ''Miranda vai ter um novo sistema de abastecimento de água, que representa um forte reforço em termos de quantidade e qualidade à autarquia de Miranda e Mogadouro também.''
Este projecto de reforço hidroeléctrico e aproveitamento de água é um dos 12 que a EDP está a levar a cabo em todo o país.
Em Picote, o empreendimento representa um investimento de 150 milhões de euros.
A turbina de Picote entrará em funcionamento já em meados de Outubro e em Bemposta está previsto que seja no final do ano. 
Escrito por CIR

Sem comentários:

Enviar um comentário