Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

“Bragança: uma Cidade Europeia”

“Bragança na Época Contemporânea” e “Bragança e Zamora a Património Mundial” são os dois desafios subjacentes à realização do Seminário Internacional “Bragança: uma Cidade Europeia”, que vai ter lugar nos dias 29 e 30 de Setembro, no Auditório Paulo Quintela.
Durante o evento, organizado pelo Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE), com o apoio da Câmara Municipal de Bragança, diversos especialistas e um consultor da UNESCO vão debruçar-se sobre estes projectos de investigação, que agregam investigadores ibéricos.
“Não podemos menosprezar a Bragança Contemporânea, dos séculos XIX e XX, sendo que pretendemos, ainda, continuar a desenvolver o estudo de viabilidade da candidatura de Bragança e Zamora a Património Mundial, coordenado pelo CEPESE e pela Fundação Rei Afonso Henriques”, explicou o Presidente do CEPESE, Professor Fernando de Sousa.
O projecto “Bragança na Época Contemporânea” culminará com a publicação de uma obra em 2013.
O Seminário Internacional “Bragança: uma Cidade Europeia” levará, deste modo, a uma reflexão “focada no futuro, sem esquecer o passado e tendo sempre presentes as relações de cooperação transfronteiriça”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, que, na sessão de abertura do evento, vai falar sobre “Os grandes desafios de Bragança no século XXI: rupturas e continuidades”.
Paralelamente aos projectos “Bragança na Época Contemporânea” e “Bragança e Zamora a Património Mundial”, o CEPESE, a pedido do Município de Bragança, está a ultimar a publicação “Memórias de Bragança – 1721 a 1724”, que será lançada no dia 20 de Fevereiro de 1012, por ocasião do aniversário de Bragança Cidade.
“Trata-se de um documento que descreve Bragança sob o ponto de vista histórico e que estará disponível para investigadores, mas também para os cidadãos em geral, pelo que será uma mais-valia para o futuro”, sublinhou o Eng.º António Jorge Nunes.

Programa do Seminário Internacional “Bragança: uma Cidade Europeia” em anexo.
in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário