Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bragança - Produção de energia no Fervença

A Câmara Municipal de Bragança vai avançar com a construção de uma microcentral hidroeléctrica no rio Fervença, um projecto previsto no âmbito da construção do Centro de Ciência Viva.
A obra representa um investimento de cerca de 178 mil euros e já foi entregue a uma empresa por ajuste directo.
A microcentral, com uma potência de 50 KW, vai funcionar em autoconsumo e produzirá energia em baixa tensão, sendo o excedente vendido à EDP.
Segundo as informações avançadas na acta da reunião de Câmara de 8 de Agosto, a particularidade desde projecto é a combinação da produção de energia com a vertente didáctica. Neste sentido, está prevista a montagem de um quadro sinóptico demonstrativo da instalação em funcionamento, com ligação a “interface gráfica” para compreensão de todo o processo, desde a tomada de água da albufeira até à produção e utilização da energia eléctrica. Será, ainda, possível a visualização da produção autoconsumida e enviada à rede em tempo real, bem como a observação da percentagem de produção face aos consumos do edifício, dos totais de energia produzida e consumida na instalação. Está também previsto a possibilidade de comandar manualmente a central, tendo em vista as funções didácticas da instalação.
Para avançar com o projecto, a Câmara abriu dois concursos públicos para a adjudicação, mas não recebeu qualquer proposta. Perante esta situação, a autarquia procedeu ao ajuste directo da empreitada, que vai custar 178.350 euros.
A microcentral hidroeléctrica do Fervença deverá estar concluída até ao final do ano.
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário