A Câmara Municipal de Bragança vai avançar com a construção de uma microcentral hidroeléctrica no rio Fervença, um projecto previsto no âmbito da construção do Centro de Ciência Viva.
A obra representa um investimento de cerca de 178 mil euros e já foi entregue a uma empresa por ajuste directo.
A microcentral, com uma potência de 50 KW, vai funcionar em autoconsumo e produzirá energia em baixa tensão, sendo o excedente vendido à EDP.
Segundo as informações avançadas na acta da reunião de Câmara de 8 de Agosto, a particularidade desde projecto é a combinação da produção de energia com a vertente didáctica. Neste sentido, está prevista a montagem de um quadro sinóptico demonstrativo da instalação em funcionamento, com ligação a “interface gráfica” para compreensão de todo o processo, desde a tomada de água da albufeira até à produção e utilização da energia eléctrica. Será, ainda, possível a visualização da produção autoconsumida e enviada à rede em tempo real, bem como a observação da percentagem de produção face aos consumos do edifício, dos totais de energia produzida e consumida na instalação. Está também previsto a possibilidade de comandar manualmente a central, tendo em vista as funções didácticas da instalação.
Para avançar com o projecto, a Câmara abriu dois concursos públicos para a adjudicação, mas não recebeu qualquer proposta. Perante esta situação, a autarquia procedeu ao ajuste directo da empreitada, que vai custar 178.350 euros.
A microcentral hidroeléctrica do Fervença deverá estar concluída até ao final do ano.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário