Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Américo Pereira quer gerir abrigos de montanha

A câmara de Vinhais acusa o Instituto de Conservação da Natureza de Biodiversidade (ICNB) de ter ao abandono e degradado diverso património no Parque Natural de Montesinho.A autarquia já aprovou uma moção em reunião de câmara para que sejam tomadas medidas de salvaguarda do património que poderão passar pela entrega dos imóveis às autarquias que manifestem o interesse de os explorar. 
O presidente da câmara diz que já encetou diversos contactos para poder gerir os abrigos de montanha, mas não obteve qualquer resposta.“Há uns tempos que a câmara apresentou um pedido por escrito ao ICNB para que nos fossem cedidas as casas do Parque, nomeadamente os abrigos de montanha, a fim de lhe darmos uma utilização em termos turísticos”, explica, acrescentando que “nunca obtivemos qualquer resposta desde há dois anos e já voltamos a fazer requerimentos”.
O autarca salienta que “estamos a assistir ao abandono desses edifícios quando eles seriam de grande utilidade para o turismo da região”. Perante o cenário de abandono de património, Américo Pereira entende que o ICNB não tem legitimidade para aplicar sanções quando a população não respeita o plano de ordenamento da área protegida.“O ICNB não tem legitimidade para cobrar taxas ou licenças à população porque deixou o seu património completamente ao abandono.
Isto é um acto de má gestão e de completa irresponsabilidade”, considera.
A câmara de Vinhais quer dar utilização aos abrigos de montanha existentes na área do Parque Natural de Montesinho.


Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário