Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Crise leva mais peregrinos a santuários

A crise está a levar cada vez mais fiéis aos santuários da região.
Foi o que aconteceu durante as novenas em honra de Nossa Senhora da Serra, no concelho de Bragança.
A romaria terminou este sábado e o vice-presidente da confraria não tem dúvidas de que os problemas económicos e sociais vividos pela população levaram muita mais gente a subir à serra.“Todas as manhãs vieram pessoas a pé a cumprir promessas e julgo que a maior afluência de pessoas, este ano, se deve um pouco à crise”, refere Bruno Martins que embora não consiga quantificar salienta que “se nota cerca do dobro, pois aumentou bastante”.
Também o reitor do santuário de Nossa Senhora da Serra notou um aumento do número de peregrinos que, em tempos de crise procuram refúgio na fé.“Este ano tivemos mais peregrinos pois também tivemos cá as relíquias de Dom Bosco, mas mesmo assim no dia-a-dia os peregrinos vieram mais”, garante o Padre José Bento, acrescentando que “este tempo leva as pessoas a valorizarem aquilo que é a sua fé, pois num mundo em que não sabemos se amanhã vamos ter mais impostos e dificuldades na vida temos a certeza que temos um Deus que nos ama e está connosco, e voltamos para aquele que não nos desilude e não nos engana”.
Uns pela fé e devoção, outros apenas pela caminhada, com ou sem promessa, muitos foram aqueles que rumaram até ao alto da Serra da Nogueira.“Fiquei desempregada há pouco tempo e acredito que a Senhora da Serra me pode ajudar, tenho essa fé”, afirma Ana Maria Morais.
Já a sua irmã, Maria Amália Monteiro diz que vai a pé todos os anos “pela fé, embora este ano a crise tenha sido mais um motivo porque estamos sempre a pensar nisso”.
Também a recém-licenciada Liliana Fernandes foi ao santuário. “Acabei agora e curso e não tenho grandes perspectivas de encontrar trabalho e vim pedir à Nossa Senhora que me ajude a encontrar trabalho o mais breve possível”.
Outro sinal da grande afluência a esta romaria é o facto de os cerca de 350 quartos disponíveis junto ao santuário estarem sempre lotados durante as novenas em honra de Nossa Senhora da Serra.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário