Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mogadouro: Câmara instala sistema de remoção do manganês da água para o abastecimento público


A Câmara de Mogadouro foi forçada a investir 75 mil euros na aquisição de um sistema que retire o excesso de manganês que se encontra na água para o abastecimento público do concelho.
"O caudal armazenado na albufeira de Bastelos está a diminuir para níveis nunca vistos, devido à seca”, avançou o vereador das Obras Públicas da autarquia, António Pimentel.
O novo sistema instalado na Estação de Tratamento de Águas tem por base um processo de oxidação à base de dióxido de cloro.
Segundo aquele responsável, a captação está a fazer-se a um nível em que as águas estão mais paradas e aonde a oxigenação é feita com bastante dificuldade.
"Os níveis de manganês subiram bastante e, nesse sentido, para resolver o problema, foi instalada uma solução no sentido de resolver o problema", acrescentou.
De acordo com um estudo mandado elaborar pela autarquia, um gerador de dióxido de cloro produzirá um agente oxidante a partir de ácido clorídrico e clorídrico de sódio.
Depois de produzida, a substância será injetada num misturador estático, sendo promovida uma mistura homogénea e, por conseguinte, " uma oxidação e precipitação eficiente do manganês".
"O manganês está ser removido e, a curto prazo, esperamos que os valores daquele mineral estejam a níveis mais normais", frisou o vereador.
A presença de manganês na água tem chamado a atenção da população servida pela albufeira da barragem de Bastelos, tudo porque a roupa branca fica manchada, quando à sua lavagem são adicionadas substâncias à base de cloro.
"Estas manchas são facilmente revertidas, se forem usadas substâncias neutras", explicou o responsável.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário