A sétima edição do Festival de Ano Novo arranca sábado, com um concerto que junta o cantor Kiko e a Orquestra de Jazz da Escola Profissional de Música de Espinho, no palco do Teatro Municipal de Bragança.
Em Vila Real, o Quarteto Tempus actua no Conservatório Regional de Música. O FAN nasceu da necessidade de divulgar a música clássica na região transmonta. Este ano são 37 espectáculos em Bragança e Vila Real.O director do Teatro Municipal de Vila Real, Vítor Nogueira, sublinha que o Festival é também um roteiro turístico e cultural, que pretende proporcionar um acesso descontraído à música clássica. “O lema do FAN é “música seria para gente divertida”, que possa levar as pessoas a combinar a Música com a Gastronomia, e com o circular pela região de Trás-os-Montes e Alto Douro”, frisa.
Os espectáculos deste ano foram organizados a pensar no público jovem.Vítor Nogueira diz que é importante fomentar desde cedo o gosto pela música clássica. “A ideia é que possamos ter um festival a pensar também no público escolar, no público infanto-juvenil, porque que achamos que é fundamental semear um pouco nessas faixas etárias o gosto pela música clássica”, refere.
O destaque desta edição vai para o espectáculo que junta a cantora Cristina Branco e a Orquestra Clássica de Espinho. “A diversidade é assinalável e a passagem de Cristina Branco pelo festival é importante”, acrescenta.
O FAN 2013 está orçado em cerca de 35 mil euros e são esperados perto de 5 mil espectadores.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário