Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Torre de Moncorvo: Empresa que vai explorar as minas garante que contribuirá para preservação da biodiversidade


A MTI, empresa que poderá vir a explorar os depósitos de ferro em Torre de Moncorvo, garantiu que irá "contribuir para preservação da biodiversidade da área onde o projeto se insere", rejeitando críticas dos ambientalistas.
Em comunicado enviado à RBA e em reação às preocupações manifestadas na sexta-feira por quatro associações ambientalistas, a MTI explica que só depois de concluídos os diversos estudos de Impacto Ambiental é que se iniciará a exploração efetiva.
"Só depois de concluídos estes estudos, de emitidas todas as declarações decorrentes da lei e depois de estar definido o modelo de operação para a extração, tratamento e transporte do minério, se iniciará a exploração efetiva, depois de o Governo celebrar com a MTI o contrato de concessão de exploração", referiu a empresa.
Por outro lado, quanto às preocupações manifestadas por quatro organizações ambientalistas, que pediram a suspensão da exploração experimental de minério de ferro em Torre de Moncorvo devido à inexistência de estudos sobre a salvaguarda das colónias de morcegos existentes nos túneis das minas, a MTI salienta que o projeto que vier a ser implementado integrará princípios de desenvolvimento sustentável e conservação da natureza.
A empresa garante ainda que o projeto integrará todas as recomendações que resultarem da Declaração de Impacte Ambiental que vier a ser emitida pelas autoridades competentes. 
Nesta fase experimental de exploração de depósitos de minério de ferro em Moncorvo, a empresa concessionária MTI vai investir 12 milhões de euros, relativos a estudos de viabilidade do projeto, incluindo estudos de impacte ambiental, económico e social.
A MTI "convida" a população do concelho de Torre de Moncorvo, a assistir, no próximo dia 23 de janeiro, no auditório da Associação Comercia local, à apresentação pública do projeto que vai realizar com apoio do município.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário