Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Vimioso é um dos municipios com melhor qualidade de vida


Vimioso está entre os 30 concelhos do País com melhor qualidade de vida. 
Este é o único município transmontano a ocupar os primeiros lugares de um estudo desenvolvido, no último trimestre de 2012, pela Universidade da Beira Interior. 
Lisboa, Porto e Albufeira lideram a classificação do Indicador Concelhio de Desenvolvimento Económico e Social de Portugal, e Vimioso ocupa o 11.º lugar.
O professor catedrático Pires Manso, que coordena o estudo, diz que a posição ocupada pelo município transmontano é uma agradável surpresa. “É difícil nós darmos justificações ao nível dos concelhos individualizados. Aliás, outros concelhos pequenos, como S. João da Madeira, muitas vezes até ficam nos primeiros lugares. 
O caso de Vimioso é uma das surpresas que nós tivemos. São as tais exceções que confirmam a regra”, realça o responsável.
O estudo inclui 48 indicadores, baseados em dados de 2010, do Instituto Nacional de Estatística, referentes aos 308 municípios de Portugal. 
O professor Pires Manso enumera algumas das variáveis que tiveram peso na classificação. “São sobretudo o número de empresas, o índice de poder de compra, a taxa de emprego, as infra-estruturas, as despesas em cultura. São tudo elementos importantes”, realça o Professor Pires Manso.  
O presidente da Câmara Municipal de Vimioso mostra-se satisfeito com este resultado. José Rodrigues salienta que o município tem criado condições para a fixação de população, mas lamenta que o Governo não invista neste concelho. “Deixa-nos muito contentes. É claro que eu não conheço as variáveis do estudo. De qualquer das formas tudo temos feito para criar condições para que as pessoas queiram viver aqui. Criámos infra-estruturas e disponibilizámos terrenos a baixo custo na zona industrial, atribuímos um subsídio de nascimento. É pena é que o Estado se tenha esquecido de nós e que sejamos um concelho onde não há um metro de IC, nem um metro de IP, e isso é que nos deixa tristes”, realça o edil.
Já entre os últimos 30 classificados encontra-se o concelho de Carrazeda de Ansiães.
O estudo mostra que o País cresce a duas velocidades, a um ritmo mais acelerado no litoral e mais lento no Interior.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário