Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Mirandela Portugal


Mirandela, Mirandela, 
Mira-a bem, ficarás nela; 
Quem Mirandela mirou, 
Em Mirandela ficou.

O natural ou habitante de Mirandela denomina-se mirandelense.

Mirandela  Portugal – situada no vale formado pela planície aluvial (planície formada pela acumulação de areias e outros detritos de diferentes dimensões, proveniente do transporte dos rios) nas margens do rio Tua, gerado da confluência dos rios Rabaçal e Tuela. É zona de solos muito fertéis onde se cultivam oliveiras.
À sua volta encontram-se muitos montes e por essas razões em Mirandela verifica-se um micro-clima, caracterizado por Verões abafados e quentes, que lhe dão a alcunha de Terra Quente Transmontana.
Mirandela pertencente ao Distrito de Bragança, na Região Norte, capital da sub-região do Alto Trás-os-Montes e da antiga província de Trás os Montes e Alto Douro, com cerca de 15.000 habitantes (incluindo Carvalhais). É a segunda maior cidade do Distrito de Bragança.
É sede de um município com 658,97 km² de área e 23 850 habitantes (dados de 2011), subdividido em 37 freguesias: : Abambres, Abreiro, Aguieiras, Alvites, Avantos, Avidagos, Barcel, Bouça, Cabanelas, Caravelas, Carvalhais, Cedães, Cobro, Fradizela, Franco, Frechas, Freixeda, Lamas de Orelhão, Marmelos, Mascarenhas, Mirandela, Múrias, Navalho, Passos, Pereira, Romeu, São Pedro Velho, São Salvador, Suçães, Torre de Dona Chama, Vale de Asnes, Vale de Gouvinhas, Vale de Salgueiro, Vale de Telhas, Valverde, Vila Boa e Vila Verde.
O concelho de Mirandela, é parte do distrito de Bragança, faz fronteira com os concelhos de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé a leste, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães a sul, Murça e Valpaços (distrito de Vila Real) a oeste e Vinhais a norte.
Mirandela como centro propulsor de toda a actividade comercial, industrial e agrícola, a cidade viveu na última década uma explosão urbanística e demográfica que a coloca em lugar altaneiro no panorama distrital.
Situada no centro geográfico da imensa região de Trás-os-Montes e Alto Douro, o concelho de Mirandela Portugal é com toda a certeza o mais próspero do distrito de Bragança.
História de Mirandela:
Vestígios históricos dão-nos a conhecer as influências deixadas pelas civilizações celtas, romanas e visigóticas, mostrando-nos o passado destas terras, cuja história se perde nos limiares do período histórico da Lusitânia.
O lugar de Mirandela teve a sua origem no monte de S.Martinho, junto ao monte do Mourel, onde hoje ainda se identifica o Castelo Velho. Mais tarde foi transferida para o cabeço de S.Miguel, actualmente centro histórico da cidade.
O rei D. Afonso III deu-lhe a carta de foral a 25 de Maio de 1250. Foi elevada a cidade a 28 de Junho de 1984.
Caladunum era o antigo nome da actual cidade de Mirandela Portugal.
Cognominada a “Coimbra do Norte”, pela configuração geográfica e traço paisagístico do rio e suas pontes, Mirandela tem a dominá-la o célebre e majestoso Palácio dos Távoras, a perpetuar o seu passado de glória e por tapete o cerimonioso rio Tua, de águas tranquilas e mansas que a beija e embala constantemente.


MONUMENTOS em Mirandela
São sem dúvida monumentos a visitar os Paços do concelho (o antigo palácio dos Távoras), a Igreja de Misericórdia, o Castelo Velho, a Ponte Romana e a Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel

Do património arquitetónico de Mirandela, fazem parte:

a Igreja de São Tomé (séc. XIII), em Abambre;
o Pelourinho (séc. XVI), em Abreiro;
 as Gravuras Rupestres do Fragão, em Aguieiras;
a Igreja Matriz ou de Santo André (séc. XVIII), em Avantos;
 a Ponte do Arquinho (Idade Média), em Fradizela;
o Pelourinho (séc. XVI), em Frechas;
o Pelourinho (séc. XVI) e o Muro (séc. XIII), em Lamas de Orelhão;
a Igreja da Santa Casa da Misericórdia (séc. XVII),
o Castelo (séc. XIII),
os Paços dos Távoras ou antigo Palácio dos Távoras (séc. XVII),
o Solar dos Condes de Vinhais (séc. XVIII), em Mirandela;
os Abrigos Rupestres do Regato das Bouças em Passos;
a Ponte de Vilares (séc. XVI/XVII),
a Igreja Matriz ou Igreja de Santa Maria (séc. XVII/XVIII),
o Pelourinho (séc. XVI),
o Castro de São Brás, a Igreja de Guide (séc. XVIII),
a Ponte de Pedra sobre o rio Tuela (séc. I/III – época romana),
em Torre de Dona Chama.


O Que Fazer em Mirandela
Mirandela conta com o moderno Metro Ligeiro que se estende por 1 km em toda cidade. Uma oportunidade para conhecer toda a cidade.
Monumentos a visitar,  (ver: MONUMENTOS em Mirandela) os Paços do concelho (o antigo palácio dos Távoras), a Igreja de Misericórdia, o Castelo Velho, a Ponte Romana e a Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel.
Artesanato de Mirandela – Como artesanato típico Mirandela tem para oferecer os trabalhos em tecelagem (mantas e cobertores de lã), latoaria, albardaria,ferragens, foles, peças de granito e miniaturas de casas tradicionais em xisto, a  cestaria, colchas e curtumes.
Festas Concelhias de Mirandela:
No concelho, realizam-se romarias importantes, como a Festa de Nossa Senhora do Amparo, no primeiro Domingo de Agosto, e aFesta do Mártir São Sebastião, no segundo Domingo de Setembro, na cidade de Mirandela;
a Festa do Santo Estêvão, a 6 de Janeiro,
a Festa de São Brás, a 3 de Fevereiro,
a Festa dos Caretos (pessoas mascaradas que, ao serviço da Igreja, recolhem esmolas na companhia dos respetivos mordomos), a 26 de Dezembro, na freguesia da Torre de D. Chama;
a Festa do Santo Estêvão ou Festa dos rapazes e dos Reis, a 6 de Janeiro, em Vale de Salgueiro;
 a Festa de Nossa Senhora do Monte, no segundo Domingo de Agosto e em Aguieira.
Anualmente Mirandela realiza a REGINORDE (Feira Comercial e Industrial) e a Feira de Santiago, a 25 de Julho.
Mirandela tem como feriado municipal o dia 25 de maio.
O artesanato típico do concelho de Mirandela consiste na tecelagem (mantas e cobertores de lã), latoaria, albardaria, ferragens, foles, peças de granito e miniaturas de casas tradicionais em xisto.

O concelho tem feiras Mensalmente nos dias 3, 14 e 25 na freguesia de Mirandela; nos dias 5 e 17 na freguesia de Torre de Dona Chama; nos dias 10 e 21 na freguesia de Franco e no dia 8, na freguesia de Lamas de Orelhão.

Como Chegar a Mirandela:

Se vem de Lisboa:
Tomar a A1 saída Viseu-IP5 (A25), sair para Vila Real-A24. Em Vila Real seguir pelo IP4 direcção Mirandela, Bragança.
Se vem do Porto:
Pode seguir pela A3/A4/IP4 (Itinerário Principal 4) que liga o Porto a Amarante, Vila Real, Mirandela

in:rt-nordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário