Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Douro Internacional: Universidades estudam arquitetura rural transfronteiriça


Uma equipa de peritos da área da arquitetura está a desenvolver um estudo "pioneiro" da morfologia e organização das construções rurais genuínas da região transfronteiriça do Douro Internacional.
"Este trabalho assenta no conhecimento da arquitetura rural dos dois lados da fronteira e ao mesmo tempo tenta perceber se a agricultura praticada na região gerou formas arquitetónicas diferentes em termos de escala e uso de materiais, relativos à qualidade de vida que cada comunidade procurava", avançou Manuel Diogo, coordenador do projeto. 
O trabalho, que junta as faculdades de Arquitetura da Universidade Lusíada do Porto, Técnica de Lisboa e Escola Técnica Superior de Valladolid, vai caracterizar a arquitetura, os espaços privados e públicos daquela região e a importância dos vazios na organização dos próprios núcleos rurais.
Do lado português, a investigação desenvolve-se no território compreendido pelos concelhos de Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro, enquanto do lado espanhol o trabalho envolve toda a zona raiana da Província de Zamora, sobretudo a que enquadra o Parque Natural das Arribas do Douro.
"É importante que se invista na recuperação deste património para que aja uma alternativa a vida nas cidades e evitar o despovoamento do mundo rural", frisou.
O projeto foi aprovado e financiado em 75 mil euros pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo recebido a classificação de "excelente" pelo painel de avaliadores constituído por peritos internacionais provenientes de universidades americanas e gregas.
"Desde há muito tempo que é decisivo para Portugal desenvolver um trabalho que se direcione para um terreno que tem sido permanentemente ostracizado, como é caso do interior, e fazer com que os jovens regressem à terra ", disse Manuel Diogo, que foi também secretário de Estado da Administração Interna no governo de Antonio Guterres.
Manuel Diogo disse conhecer este património raiano evidenciando ainda a oportunidade deste projeto perante as ameaças de descaracterização provocadas pela "gradual desagregação e pela perda de identidade da imagem do mundo rural, marcando o desajustamento e as assimetrias da relação campo/cidade, e interior/ litoral".
O trabalho de investigação tem a duração de três anos.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário